TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Engenharia do Trabalho

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 1.2

Redija um texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA.

De acordo com a reportagem da revista CIPA, cujo o tema Benefícios previdenciários monitorados, observei a polêmica gerada sobre tal assunto.

Também pude observar as discordâncias de opiniões a respeito do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) no âmbito empresarial.

O fato é que o novo cálculo do seguro de acidente de trabalho diz respeito a alíquota cobrada sobre as empresas em seus mais diversos segmentos, na tarifação anterior a alíquota era de 1% a 3% de acordo com o grau de risco do setor, porém observávamos que independente do grau de maturidade da empresa em relação a segurança de seus colaboradores não havia uma distinção sobre os valores cobrados.

Com as novas regras as empresas que se precaverem a respeito da segurança e a redução de acidentes poderão gozar dos benefícios da lei.

A cobrança não mais se fará somente pelo setor em que a empresa se enquadra mais também colocara ela ( Empresa ) como figura permanente das exigências da nova forma de cálculo do seguro de acidente de trabalho.

Quando se coloca a empresa como objeto de fiscalização, foi elevado o fator segurança para uma esfera que jamais tínhamos visto, pois aquela empresa que não tem a preocupação com seus funcionários, negligenciando a segurança, passará a receber punições financeiras rigorosas e diretamente afetando o lucro da mesma.

Por se tratar de empresas que oferecem maior ou menor risco de acidentes, foi criado o fator acidentário de prevenção ( FAP ), tendo como objetivo dar um choque de realidade aos empresários e suas empresas mostrando que o trabalho de prevenção de acidentes beneficiara não somente ao trabalhador mais também ao seus interesses.

Com o novo cálculo uma empresa de risco médio que pagava um seguro de 2%, poderá , caso faça um trabalho de prevenção eficiente reduzir através do FAP aonde foi taxado em 0,5% o valor para 1% pois a base de cálculo é 0,5% (FAP ) X 2% (Seguro)꞊1% na nova base de cálculo.

Porém se esta mesma empresa ficar omissa aos critérios de segurança seu FAP pode ser elevado, fazendo com que a cobrança possa chegar na casa dos 4%, acarretando em um custo para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (567.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com