TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia - Cap. 5

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Ouro Preto
Escola de minas

Resumo do Capítulo 5 - Modelo

Matheus Alves Linhares

Ouro Preto
06/2017

Resumo do capítulo 5 - Modelo

É muito arriscado, difícil e às vezes até impossível a solução direta de algum problema, dando-lhe imediatamente um corpo para, em seguida, colocá-lo em operação. Fazendo isso ficaria comprometidas coisas importantes, como a segurança, os custos e a eficiência do sistema.

No modelo diagramático, o comportamento do SFR é representado por linhas e símbolos. Uma característica desta forma de representação é a pouca semelhança física entre o modelo e o seu equivalente real. Uma grande vantagem é a facilidade de representar o SFR, mas só são perfeitamente compreendidos por quem entende do assunto.

O projeto é um processo de repetição, onde se avaliam os resultados, retorna-se à fase anterior, refaz-se a análise e assim por diante, até otimizar e achar uma solução.

O modelo matemático é uma idealização onde as variáveis do problema são descritas por elementos idealizados que representam as características essenciais da situação real, sendo relacionados por uma expressão matemática.

Os SFRs são complexos e, com um modelo matemático, simplifica-se o sistema para poder analisá-lo com mais facilidade.

Alguns problemas exigem modelos sofisticados, com alta capacidade de previsão. Outros não exigem uma engenharia de alto nível. Cabe ao engenheiro ponderar qual tratamento dar a um determinado problema, para obter os melhores resultados no tempo disponível.

A modelagem matemática proporciona um meio eficiente de previsão e uma estimativa rápida do comportamento de um fenômeno e quanto mais aperfeiçoado for o modelo, menor será o tempo gasto no processo de iteração do projeto.

A representação gráfica constitui um útil auxilio à visualização e previsão de um projeto. A representação gráfica de um modelo matemático auxilia o leitor, com uma rápida visualização do desenho, a ter uma ideia geral do processo representado, o comportamento de algum fenômeno, levantamento estatístico e outras informações.

O modelo é uma representação idealizada do SFR, que auxilia na análise do problema, sempre tendo uma correlação ente o modelo e a realidade correspondente. Os modelos são utilizados na engenharia porque:

  1. Não dá para construir todas as alternativas possíveis do SFR para encontrar a solução mais satisfatória.
  2. O processo de construção de alguns sistemas pode ser perigoso, envolvendo vidas humanas se não for seguro o que se pretende construir. Além de poder não funcionar, necessitando revisões e ajustes.
  3. Com o aprimoramento do modelo é possível aumentar a precisão do processo, pois com o problema simplificado, tem-se menos variáveis a se controlar nos testes.
  4. É possível fazer uma avaliação de muitas variáveis, determinando seus efeitos e seu desempenho no SFR.
  5. Com o desenvolvimento da tecnologia, diversas combinações de variáveis podem ser analisadas mais rapidamente. Vários testes podem ser feitos e repetidos em um curto espaço de tempo.

É importante ressaltar que, na solução de problemas, deve-se ter consciência que sempre terão limitações na utilização de um modelo na descrição de um fenômeno físico ou na previsão de um comportamento. Sempre aparecerão erros e diferenças nos resultados previstos.

A solução perfeita de um problema é praticamente impossível. Ninguém pode conhecer todos os fatores relevantes ou prever todos os seus efeitos. E muitos destes fatores podem ser desprezíveis por terem pouca influência no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com