TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de software Pressman CAP 3

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 5

30.3 Faça uma pesquisa (verifique no site da SEI) e determine a distribuição da maturidade de processo para organizações de software nos estados unidos e no mundo todo.

https://processoeletronico.gov.br/projects/sei/

SÓ ENCONTREI NO SITE DA SEI ESTE ARTIGO DE 1991 ,

MAS NEM SEI SE É RELEVANTE =[

As indústrias de software americanas e japonesas são bastante diferentes na estrutura e nos produtos. Segundo Humphrey et. al(1991), a partir de um estudo comparativo dos processos de maturidade do software americano e japonês, estes países apresentam as seguintes semelhanças:

- Com apenas pequenas diferenças de terminologia, o modelo de maturidade de software e o Questionário SEI parecem aplicar-se igualmente bem para grupos de software em ambos países.

- Com poucas exceções, o nível de prática de software em ambos países é muito baixo. Este não é apenas um problema para as organizações envolvidas, mas também é uma questão de importância nacional: a má gestão continuada de recursos de software vai retardar seriamente a aplicação de tecnologias computacionais potencialmente benéficas em ambos os países.

- Algumas organizações de ambos os países alcançaram níveis muito elevados de processo de maturidade. Isto demonstra que as melhorias na maturidade são eficazes em ambos os países e que ambos têm a capacidade técnica e de gestão para trabalhar neste nível.

Ainda baseado neste estudo de 1991, para a indústria de software japonesa, algumas conclusões adicionais foram:

- A suspeita de alta capacidade de alguns dos grupos de núcleo de software (fábricas de software) nas empresas líderes na área da computação é uma força nacional. Com base no estudo, verificou-se que esta força não era transferida para o resto da indústria de software.

- O grande ramo da indústria de software japonesa que desenvolve softwares personalizados parecia estar mal gerido e apoiado. Sem processo focado e qualidade de gestão dos recursos, a indústria inteira provavelmente permanecerá no nível 1 por um futuro indefinido.

- Devido a limitação em engenharia de software e currículos em ciência da computação nas Universidades japonesas, eles não são susceptíveis de resolver a necessidade de a mão de obra com a escassez com novos licenciados.

- O fraco estado da prática software japonês era de preocupação nacional. O Ministério do Comércio e Indústria Internacional (MITI) declarou em 1990 que o software de computador é de importância nacional.

- O uso difundido de software prepackaged é provavelmente o único palpite para responder os problemas de recursos de software e de maturidade processo do Japão.

Algumas conclusões deste estudo para a indústria de software os EUA foram:

- A visão de que a indústria de software japonesa está à frente dos EUA não tem fundamento.

- Na área de sistemas de software, a pequena elite de grupos de programação nos principais fabricantes de computadores japoneses pareciam estar em pé de igualdade e possivelmente até mesmo à frente das melhores práticas dos Estados Unidos.

- Na área de produtos de pacotes de software, os EUA têm uma clara liderança em todo o mundo, mas estas empresas ignoravam o mercado japonês. Se história serve de guia, os japoneses vão estabelecer um mercado interno forte e usá-lo como um trampolim para alcançar o domínio mundial.

HUMPHEY, W.S., KITSON, D.H., GALE, J. A Comparison of U.S. and Japanese Software Process Maturity. 1991. CMU/SEI-91-TR-027. Disponível em http://resources.sei.cmu.edu/asset_files/TechnicalReport/1991_005_001_15971.pdf acesso em 12 de maio de 2015.

30.4 Você trabalha para uma pequena organização de software - apenas 11 pessoas estão envolvidas no desenvolvimento do software. A SPI é adequada a sua empresa? Explique sua resposta.

Sim, pois hoje as organizações de pequeno porte, estão utilizando os padrões e praticadas que foram primeiramente adotadas pelas grandes empresas. Nesse contexto vale apresentar algumas deficiências na adoção destes padrões, sendo a organização, por terem um número limitado de profissionais, os gerentes – engenheiros, podem sobrecarregar a equipe o que possibilita atrasado até que todos os envolvidos venham a deter todo o conhecimento para a efetividade do processo, mas como é apresentado a equipe precisa quando como se acertar proporcionará uma grande eficiência, e com isso agregar valor ao desenvolvimento e por fim a rentabilidade para a organização.

30.7 Como é aplicado o gerenciamento de risco no contexto da SPI?

É aplicado de forma que visa encontrar os prováveis risco no desenvolvimento de um software. Sendo que a organização deve administrar o risco em três pontos, o primeiro antes de iniciar o roteiro da SPI; durante a execução das atividades de SPI; e por fim durante a atividade de avalização - quando há uma ocorrência. A partir dos levantamentos de cada risco encontrado, é possível produzir um tabela que apresente o impacto que o risco oferece a organização, e ainda avaliasse o impacto para determinar em qual categoria ele se enquadra, sendo as categoria de desempenho, suporte, custo ou cronograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com