TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap 4.questionaria de engenharia de software-livro summerville

Por:   •  26/6/2015  •  Seminário  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO TELES PIRES

DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA ENGENHARIA DE SOFTWARE

PROFESSOR: FRANCIANO ANTUNES

ACADÊMICOS: ANTONIO MARCOS T. DA SILVA

GISELE OLIVEIRA

SANDRA CLAUDIA BOEING

Considere um sistema de inscrição para participantes em evento. O sistema deve realizar a inscrição, dentro de um número máximo de participantes, agrupados em 2 opções de minicursos, cada minicurso terá no máximo 30 participantes e cada sala cabe no máximo 15 ´participantes. O sistema deve fazer a inscrição, ensalamento dos participantes, gerar boleto, atualizar o status do pagamento de inscrição “pendente” “pago” e confirmar a inscrição do participantes.

01 - Considerando as 4 atividades básica do processo(especificação, desenvolvimento, validação e evolução), descreva como seria o processo de desenvolvimento deste sistema utilizando o modelo de processo em Cascata?

ESPECIFICAÇÃO:

O sistema terá a opção de apenas dois minicursos, cada minicurso terá capacidade máxima de apenas 30 participantes, distribuídos em duas salas com 15 participantes cada sala de minicurso, ou seja, quatro salas para os dois minicursos.

Ao fazer a inscrição o sistema deverá gerar o boleto para pagamento da inscrição, após o pagamento da inscrição o sistema deve atualizar seus status para pago, caso não haja o pagamento o sistema deve atualizar para o status pendente de pagamento e a vaga deverá ficar livre.

DESENVOLVIMENTO:

Definição de requisitos e Projeto de sistema e de software:

Primeiro o sistema apresentaria a escolha dos minicursos, como neste sistema só teria dois curso o participante escolheria qual curso mais lhe agradaria, depois o sistema iria verificar se ainda tinha vaga no curso para a inscrição de um novo participante, pois cada curso tem um requisito que são apenas 30 participantes, dividido em duas sala com 15 participantes para o  minicurso, caso não tivesse mais vaga o participante receberia uma mensagem que o minicurso já esta fechado, caso ainda houvesse vaga para o minicurso abriria uma próxima janela para a elaboração da inscrição do participante, nesta janela apresentaria um formulário onde o participante preencheria com todos os seus dados pessoais como: nome, cpf, rg, endereço, telefone, e-mail, depois da realização da inscrição o sistema geraria um boleto com o valor da inscrição do minicurso, o participante teria opção de fazer o pagamento online com transferência bancaria, cartão de crédito ou boleto, com no máximo 5 dias para o participante efetuar o pagamento, após passado 5 dias o sistema verificaria se o participante já teria pago o minicurso ou não, caso ele ainda não tivesse pago apareceria na sua ficha de inscrição inadimplente e a não confirmação da inscrição, caso já tivesse pago a inscrição confirmada e o participante poderia fazer o curso. Com isso só passaria para a próxima etapa se a atual estiver toda completa.

Implementação e testes unitários:

Seria a verificação de que cada método estaria funcionando de acordo com a descrição dos requisitos, ou seja, no caso o participante só poderia fazer a sua inscrição do minicurso se o método que verifica se ainda a vaga para inscrição estiver funcionando corretamente, caso não estive o participante não passaria para a próxima fase que seria a sua inscrição no minicurso. Com isso só passaria para a próxima etapa se a atual estiver toda completa.

Integração e testes do sistema:

Nesta fase seria o teste do sistema como um todo, ou seja, seria a junção de todos os métodos implementados no sistema, para averiguar se cada método está funcionando corretamente, pois só passaria para o próximo método se o anterior estiver funcionado corretamente e após a verificação de cada método seria realizado o teste do programa todo. Com isso só passaria para a próxima etapa se a atual estiver toda completa.

Operação e manutenção:

No caso se houver a elaboração de mais minicurso ou de aumento de participantes em cada minicursos e também de alguns erros não encontrados nas etapas anteriores, os métodos possam ser alterados sem muita dificuldades. Com isso só passaria para a próxima etapa se a atual estiver toda completa.

VALIDAÇÃO:

Testar o programa já com todos as etapas concluídas, para a correção de possíveis erros ou alterações e depois lançado a versão final

EVOLUÇÃO:

Se houver a necessidade de modificação ou alteração de alguns campos no sistema, todo processo deverá ser executado novamente.

02 - Descreva como seria o processo de desenvolvimento deste sistema utilizando o modelo de processo Evolucionário?

ESPECIFICAÇÃO:

O sistema terá a opção de apenas dois minicursos, cada minicurso terá capacidade máxima de apenas 30 participantes, distribuídos em duas salas com 15 participantes cada sala de minicurso, ou seja, quatro salas para os dois minicursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com