TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia Química

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a Engenharia Química

Nome: Tamires Messias Berto

Resumo: aula 02

O mundo sempre estará em constante mudança nos mais diversos âmbitos, principalmente pelo sistema comumente encontrado nos países, o capitalismo. Por exemplo, de estabilidade, algo que não muda, será estável, para algo com mudanças, em estado dinâmico; da pouca competitividade que existia, para uma competitividade global, ou seja, que atinge a todos; da antiga hierarquia rígida para o individualismo, isto é, a identidade da pessoa, como ela é; da relação ganha x perde para a atual ganha x ganha; da antiga previsibilidade que existia para as incertezas que todos têm; da carreira antes definida pela empresa, e agora pelo próprio profissional; do personalismo para a competência e profissionalismo; e do poder centralizado para o “empowerment”, ou seja, com maior atuação dos trabalhadores na empresa.

Se formos imaginar a complexidade do mundo, seria quase considerar irreal, e, pior, se imaginássemos nós dentro disso tudo. Porém, devemos nos preocupar em como estamos agindo diante das situações, com todos a volta, se buscamos nossos sonhos, objetivos e de que forma fazemos isso, melhorando cada dia mais nossas próprias atitudes, pois é isso que move o mundo: nossa determinação, perseverança e esperança. Quando temos contato com as mais diversas experiências da vida, devemos sempre levar tudo de aprendizado, sejam elas boas ou ruins, porque também temos o encargo de mudar e evoluir, já que, ficar parado no tempo é ser “velho” e ignorante.

Durante a vida, como dito, estaremos sempre aprendendo, e simultaneamente, ensinando os outros também. Assim, de acordo com Jacques Delors, temos quatro pilares do aprendizado:

1-Aprender a conhecer: conhecer as pessoas e todas as outras coisas que sejam diferentes do que estamos acostumados, e até mesmo, aprofundar o que já carregamos;

2-Aprender a fazer: fazer as coisas das mais diversas áreas, não significa que precisa ser o melhor, mas nunca se fechar para fazer coisas diferentes ou repetitivas, sendo flexível;

3-Aprender a conviver: conviver com seres humanos diferentes, tendo respeito e educação;

4-Aprender a ser: e não a ter, ser o que você realmente é, nunca fingir, seja para agradar ou passar boa impressão. Tentar ser uma pessoa melhor.

Toda a formação que se deseja na atualidade para que se insira no mercado de trabalho vai muito além de saber os conteúdos aprendidos na graduação, porque precisamos concomitantemente ter ética, responsabilidade, racionalidade e intuição.

Portanto, estar dentro de uma faculdade tão renomada e realizando o curso dos seus sonhos é muito mais que gratificante. Mas o caminho não termina tão cedo, pois agora é que começamos a realizar todos os objetivos, determinamos metas, algumas podem até não ser realizadas, só que precisamos ter pensamentos empreendedores de buscar. Estamos chegando cheios de expectativas, vontades, e esperanças, por isso, devemos sempre acalmar e ajeitar da melhor maneira possível. Dizer que espero do curso experiências e aprendizados que me dê suporte para a carreira profissional ainda é pouco, pois quero que seja muito mais, tanto no aprendizado com professores quanto com os colegas de turma. Além de todo ensino ser aplicado na própria Engenharia, também será no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com