TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia Química

Por:   •  30/5/2016  •  Monografia  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a Engenharia Química

1. O que é Engenharia

A engenharia é aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos em forma adequados a necessidade do ser humano e do meio que o cerca. Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. Um profissional apto para trabalhar com transformações e indispensável aos dias atuais, pois estamos em uma época de mudanças velozes que atuam diretamente na percepção humana, cujo reflexo se dá diretamente no ambiente que o abriga.

2. Engenharia Química 

Pode ser vista como um ramo da engenharia envolvido com processos, em que as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, conteúdo energético ou estado físico, por meio de processamento, no qual os produtos resultantes venham a atender a um determinado fim. A presença de características de composição e micro estruturas na criação e desenvolvimento de produtos faz com que a engenharia química seja necessária neste ramo. Ela esta cada vez mais presente no ramo de produtos em complemento ao ramo de processos na indústria.

2.1 O engenheiro químico

O Engenheiro Químico, originalmente, foi concebido para atuar exclusivamente na Indústria Química. Hoje em dia, a sua formação, permite que o Engenheiro Químico, resolva problemas relacionados a projetos, construção e operação de instalações (plantas), onde ocorre praticamente qualquer tipo de transformação de matérias em níveis moleculares ou macroscópicos, em pequena ou larga escala e em operações contínuas ou em batelada. O objetivo do engenheiro químico é trabalhar uma matéria-prima, transformá-la e obter como resultado um produto que tenha valor agregado.

A engenharia química oferece grande avanço tecnológico e cientifico a sociedade e a possibilidade de se produzir em grande escala. O profissional tem que ser capaz de entender a natureza do que ele faz (transformação), no que (Projetos e processos) e onde ele atua (Indústria, centros de pesquisas). Não basta ser bom técnico se não for capaz de entender, de forma abrangente, o sentido da atividade que está exercendo.

3.Ética Profissional

As faces da Indústria Química se confundem com as do ser humano. O engenheiro químico, por estar estreitamente ligado a este tipo de indústria, tem o dever, o compromisso de assumir esta responsabilidade perante a sociedade e o futuro. A responsabilidade ética nasce da necessidade da ética em si próprio. A partir do momento em que surge a possibilidade de distinguir o certo e o errado, à habilidade critica onde questionar qualquer ação se torna real.

A ética passada a indústria faz com que ela note a necessidade de arcar com o resultado das suas ações, surgindo assim à:

Responsabilidade ambiental: deve estar inserida na estratégia empresarial na medida em que transformando e/ manipulando matéria e/ou energia afeta a todos.

Social (filantrópica): Baseia-se no “assistencialismo”.

Social econômica: Busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. Uma empresa não pode ser considerada socialmente responsável somente por cumprir benefícios legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (517.7 Kb)   docx (266.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com