TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a engenharia civil

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

O presente trabalho trata de um empreendimento da Construtora R3 Ltda., CNPJ: 11.568.274/0001-06, referente à construção de um edifício de uso misto (residencial e comercial) de seis pavimentos, com sete unidades, sendo seis unidades residenciais e uma unidade comercial, com duas vagas de garagem para cada apartamento, localizado na Rua Pouso Alegre, 2329, no Bairro Horto em Belo Horizonte - MG

A área total construída será de 1085,70m2.

Ficha técnica:

• Arquitetônico: Arquiteto Rafael Cristelli - CREA/MG: 97.430/D

CAU/MG: 96504-9,

• Estrutural: Engenheiro Civil – Carlos Eduardo R. Chula - CREA/MG: 86051/D,

• Instalações prediais: PROJELET – Projetos de Sistemas Prediais LTDA.

(ISO 9001),

• Execução da Obra: Construtora R3 LTDA. ME (Responsável técnico: Rafael Cristelli).

A obra já se encontrava em um estágio avançado de construção, faltando a finalização da cobertura e o início da fase de acabamentos (externo, interno, pisos, paredes, pintura) e infraestrutura (parte hidráulica, elétrica, segurança) e elevador. (Ver anexo 1 e 2)

1 - Condições do local:

A princípio o terreno tinha uma declividade de cerca de 15 a 18%, porém de acordo com o projeto executado no serviço de terraplenagem, no qual, a cota do piso da garagem que pertence ao subsolo está em média 3m abaixo do nível do alinhamento.

Região com grande concentração de comércio variado (bancos, escolas, hospitais, padaria, farmácia, várias linhas de ônibus a um quarteirão e etc).

Benfeitorias públicas: região com urbanização consolidada, sistemas de água, luz, esgoto e asfalto, infraestruturas já instalados pela prefeitura. Não tendo grandes problemas ligações. (Anexo 3)

O empreendimento está localizado no bairro Horto, região leste de Belo Horizonte.

Por se tratar de um bairro antigo com edificações antigas, a construtora teve o cuidado de fazer uma vistoria cautelar nas residências vizinhas, de forma a registrar os dados já existentes nas casas, e partir daí assumir a responsabilidade pelos futuros possíveis danos que poderiam ser causados pela obra.(Ver anexo 4)

2 - Serviços Preliminares:

Sondagem: foi feito um site de sondagem com dois furos. A posição estará no relatório. (ver anexo 5 e 6)

Limpeza preliminar do terreno: feita com o uso da roçadeira manual que auxiliou na retirada das espécies vegetais, depois o maquinário do serviço de terraplenagem terminou a limpeza (ver anexo 7).

Existia uma casa ao fundo, sendo realizada a demolição da casa e o material originado da demolição (entulho) foi enviado separadamente do material de escavação no processo de terraplenagem.

Quanto à marcação da obra, como a mesma ocupou 100% da área do terreno, não houve espaço para instalar tabeiras para fazer o gabarito da obra. As tabeiras foram instaladas diretamente no muro para fazer essa locação.

No canteiro de obras a montagem foi complicada, pois a obra ocupa 100% do terreno. Então toda a infraestrutura para banheiros, vestiários, área de limpeza, guarda de ferramentas e escritório, tiveram que ser muito bem estudados. Para isso foi locado um barracão no fundo do lote que após o serviço de terraplenagem estaria deslocado no ponto das estacas e dos pilares. Banheiro e área de tanques ficaram instalados na parte frontal da obra após a autorização de instalação de tapumes avançando 1,20m sobre o passeio. Quanto à logística para o armazenamento do material pesado da obra, ele é armazenado no afastamento frontal, onde se encontram a betoneira, pontos de água para produção de argamassa e concreto, facilitando o uso dos materiais dentro da obra.

3 - Fundação:

O tipo de fundação utilizado foi à estaca Strauss, em função da dificuldade da movimentação do maquinário dentro do lote. Pois a largura útil do lote tem 9,80m que não permitia trafego de máquinas e o uso das estacas cravadas poderia prejudicar construções vizinhas, apesar de não ser a mais indicada em função de prazo de obra.

A profundidade foi de 13-15m, devido à existência de uma espessa camada de argila orgânica que situava entre 5 - 8 m de profundidade.

O traço de concreto foi 25 MPA usinado e os ensaios do concreto feitos pela empresa contratada foram acompanhado (ver anexo 9). Após a execução das estacas foram feitos blocos de escoramentos e abertura das valas para instalações de vigas alavancas e cintamentos (ver anexo).

O corte dessas valas foi tranqüilo, não tendo necessidade de instalação de formas por se tratar de terreno argiloso, que representava estabilidade suficiente para fazer uma concretagem contra barranco.

Alvenaria de embasamento está sendo executadas com argamassa com teor de impermeabilizante até a segunda fiada (ver anexo 4).

4 - Alvenaria:

A alvenaria esta sendo trabalhada com tijolos cerâmicos de 9 x 19 x 29 ou 14 ou 19 cm de largura. Em alguns pontos estão sendo executados fiadas com assentamentos com argamassa apenas na horizontal. As juntas verticais principalmente as externas estão sendo trabalhadas e algumas alvenarias mais solicitadas (ver anexo 5).

Quanto ao reforço de vigas e cinta de amarração estão sendo executadas às contra vigas nas janelas, as vigas na maioria dos casos estão são existentes apenas em portas uma vez que as janelas chegam até a altura da viga.

5 - Estrutura:

O prédio está sendo construído todo em estrutura de concreto armado, uma estrutura autônoma, independente das alvenarias. O traço do concreto foi feito uma dosagem experimental em laboratório avaliando as características da areia, da brita e do cimento a ser utilizado de forma como o projeto pedia 25 mpa nas peças. Toda parte de concreto rodado em obra foi trabalhado com traço para atingir 30 mpa, por questão de segurança. Já o concreto das lajes e vigas, foi trabalhado com concreto usinado, proveniente de empresas especializadas que tem acompanhado também os relatórios de resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com