TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução aos sistemas operacionais

Tese: Introdução aos sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Lista 2 – Introdução aos Sistemas Operacionais

1) Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?

R: você terá que se familiarizar com todos os controladores e registradores da cpu então qualquer simples operação demorará horas. Também esqueça poder usar vários aplicativos ao mesmo tempo.

2) Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?

R: Com maquinas virtuais pode-se experimentar vários sistemas operacionais, não necessitando de uma maquina real para cada um deles, assim, evitando gastos em hardware, como também é útil para testes de compatibilidade em redes.

3) Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

R: Sistemas Monoprogramaveis Monotarefa, Monoprogramaveis Multitarefa, Sistema com múltiplos processadores

4) Comente a figura:

R: Uma maquina do ponto de vista do hardware, tem pouca utilidade. É atraves do software que esta maquina ganha utilidade( como armazenamento de dados, impressao, etc.) uma operacao efetuada por software pode ser implementada em hardware, bem como uma função executada pelo hardware pode ser simulada via software. Os primeiros computadores eram programados atraves de fios ligados em paineis, criando grandes dificuldades e exigindo grande conhecimento de maquina. A solução veio com o surgimento do SO, tornando a interação com o usuario mais simples confiavel e eficiente

5) Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis? Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogamáveis?

R: Sistema monoprogramaveis realiza apenas uma tarefa por vez, já o sistema multiprogramaveis pode ser utilizado realizando varias tarefas ao mesmo tempo, Nesses sistemas, enquanto o programa aguarda a ocorrência de um evento qualquer, o processador ficará ocioso ("idle"); a memória ficará subutilizada,

6) Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis? Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.

R: edução do tempo das aplicações processadas no ambiente e custos, pois há o compartilhamento de recursos. Sim, o próprio Windows.

7) O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

R: Não exigir interação entre usuário e aplicação, o próprio S.O simulam ou implementam este tipo de processamento.

8) Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los?

R: Os programas são executados em pequenos intervalos de tempo. Suas vantagens são: baixo tempo de resposta, e menores custos, pois compartilha recursos.

9) Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?

R: Em tempo Real, o processamento deve está em limites rígidos que devem ser obedecidos, pois se não, há comprometimento. Tráfego aéreo é um exemplo de utilização.

10) O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los?

R: Duas ou mais CPUs interligadas trabalhando em conjunto . Permite que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que esse programa seja subdividido em partes a serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

11) O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com