TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Administração E Economia

Artigo: Introdução à Administração E Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO. 4

2.1 GESTÃO DO TEMPO. 4

2.1.1 Gerir o tempo para execução das atividades acadêmicas. 5

2.1.2 Uso indevido de ferramentas que promovem a ociosidade. 6

2.1.3 Tempo é dinheiro. 6

3 ERGONOMIA 8

3.1 MÉTODOS UTILIZADOS PARA REDUZIR OS ADOECIMENTOS: 8

3.2 PAPEL QUE A ERGONOMIA ASSUME NA EMPRESA: 8

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Um dos maiores sugadores do nosso tempo é a falta de planejamento adequado ao cenário no qual estamos inseridos e, consequentemente, a falta de delegação. Saber planejar e delegar são competências essenciais para o profissional do século XXI. Diante de tenta informação, inovação e novidades, precisamos desenvolver a capacidade analítica, expandir o nosso campo de percepção dos fatos e seus impactos em nossa vida e nos inúmeros acontecimentos do dia a dia.

A sociedade almeja bem-estar e satisfação no trabalho, no ambiente doméstico e no espaço de trabalho.

Os avanços tecnológicos vêm transformando as empresas modernas, provocando uma reestruturação dos sistemas gerencial, organizacional e administrativo, apresentando a classe trabalhadora alterações consideráveis decorrentes dessas transformações rápidas e contínuas.

A ergonomia entra como uma grande aliada para melhorar a vida do homem moderno e, despertando atenção tantos dos ergonomistas como de outros profissionais. A qualidade de vida está diretamente relacionada com as organizações e com o trabalhador, investir na melhoria ergonômica do colaborador pode ser uma estratégia para que a organização renove as formas de trabalho e eleve ao mesmo tempo a satisfação do pessoal e a produtividade das empresas.

2 GESTÃO.

Sabemos que o tempo é limitado, independente do que aconteça no mundo globalizado e da rapidez das mudanças, o dia continuará composto por 24 horas. Daí a importância de revisitar a forma como vivenciamos e administramos as mudanças e diversidade de atividades em nosso dia a dia, o que requer uma melhor gestão do tempo.

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresas, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

As funções do gestor são em princípios fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder ao dirigir e motivar pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

A utilização do modelo de gestão leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, destacando oportunidades e ameaças, bem como forças e fraquezas, a fim de cruzar estas realidades e descobrir suas inter-relações.

A partir do processo de “autocrítica organizacional” a empresa encontrará plenas condições de direcionar seu foco para o estabelecimento de visão de futuro, missão organizacional, desafios estratégicos e estratégias gerais que nortearão os rumos do negócio para o curto, médio e longo prazo.

Em síntese, a gestão atua no sentido de levar a empresa a se adequar à realidade de mercado, descobrir oportunidades e projetar um futuro. Dessa forma, os processos e os investimentos serão realizados de maneira mais organizadas, racionais e profissionais, contribuindo para a redução do grau de incerteza e para o alcance de melhores resultados.

2.1 GESTÃO DE TEMPO.

É a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas de tempo.

Gerir o tempo de forma eficaz implica o que é mais importante, definir objetivos e estabelecer prioridades. Uma correta organização pessoal e uma constante monitoração das tarefas e do tempo necessário a cada uma delas.

A falta de tempo é muitas vezes uma desculpa para esconder a indecisão e a falta de capacidade de reagir aos acontecimentos.

Já que tudo muda numa velocidade cada vez mais desconhecida, um dos caminhos para diminuir esse impacto é PLANEJAR o que precisamos fazer, definir COMO será feito, QUANDO deverá acontecer e POR QUANTO TEMPO precisa acontecer. Ou seja, qual a prioridade que deve acontecer, o que torna imprescindível sabermos diferenciar o que é Importante do que é Urgente.

2.1.1 Gerir o tempo para execução das atividades acadêmicas.

Quando de fala em planejamento, às vezes as pessoas acham que somente executivos ou empresas devem se preocupar em planejar. Pelo contrário: todos nós devemos planejar nosso dia, tarefas e atividades, procurando defini um tempo adequado para realizar cada uma.

A programação que pretendo seguir é a seguinte:

- Ter foco: O caminho para uma melhor administração do tempo é organizar-se e ter um foco próprio. Dedicar um pouco mais de tempo ao planejamento das atividades do curso;

-Resevar uma agenda: É imprescindível ter uma agenda para visualizar o dia e conseguir se programar com antecedência quanto as atividade e trabalhos a serem desenvolvidos.

- Ter metas: Anotar as metas na agenda e não esquecer de incluir previsões pessoais. Estas metas devem ter prazos de validade, ou seja, uma data concreta para serem atingidas. Bom senso e flexibilidade devem nortear essa atitude, pois sempre temos imprevistos no dia a dia.

- Tabela de tempo: A ideia é fazer uma tabela que indique as tarefas, tanto pessoais, profissionais e acadêmicas, e anotar o tempo gasto e quais seriam os tempos ideais e possíveis para relizá-las.

2.1.2 Uso indevido de ferramentas que promovem a ociosidade.

Muitas empresas tem se questionado sobre o uso do Facebook durante o horário de expediente, algumas criam regras rígidas de controles e outras simplesmente liberam o uso. Acredito que o caminho do meio é a saída, nem liberar demais nem apertar muito. A liberação favorável, mas de forma controlada,através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com