TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Concorrência - Sistemas Operacionais

Monografias: Introdução à Concorrência - Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  426 Visualizações

Introdução à Concorrência - Sistemas operacionais

Os sistemas operacionais podem ser vistos como um conjunto de rotinas que executam concorrentemente de forma ordenada. A possibilidade de o processador executar instruções em paralelo com operações de E/S permite que diversas tarefas sejam executadas concorrentemente. O conceito é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas multiprogramáveis.

Os sistemas multiprogramáveis surgiram a partir de limitações existentes nos sistemas monoprogramáveis. Neste tipo de sistema, os recursos computacionais como processador, memória e dispositivos de E/S eram utilizados de maneira pouco eficiente, limitando o desempenho destas arquiteturas. Muitos destes recursos de alto custo permaneciam muitas vezes ociosos por longo período de tempo.

Em ambientes monoprogramável, os programas são executados sequencialmente. Sendo assim, o Programa 1 é processado em cinco minutos, enquanto o Programa 2 espera começar sua execução, que lava 15 minutos. Finalmente, o Programa 3 inicia sua execução após 20 minutos e completa se processando em 10 minutos, totalizando 30 minutos na execução dos três programas. No caso de os programas serem executados concorrentemente, o ganho na utilização do processador, da memória, dos periféricos e também na resposta é considerável.

Porém para que sejam executados uma arquitetura multiprogramável são necessárias varias técnicas como veremos posteriormente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com