TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução а HTML

Artigo: Introdução а HTML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução à HTML

O que é HTML?

A Hypertext Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto) não é uma linguagem de programação e sim, como o nome diz, uma linguagem de marcação oumarkup. Ela funciona através de “marcações” chamadas tags ou etiquetas, com o propósito de estruturar e definir a natureza do conteúdo de uma página.

Para mais informações sobre o histórico da linguagem, confira os links no final desta página.

Versões HTML

A HTML já passou por diversas revisões e, hoje, temos algumas opções quando iniciamos a construção de um novo website:

 HTML 4.01: a versão finalizada em 1999 até hoje é utilizada, mas com a nova versão 5 não há muito motivo para ser aplicada a novos projetos;

 XHTML 1.0 / 1.1: ainda a preferência de muitos webdesigners, a versão da HTML feita com a linguagem XML (eXtensible Markup Language) ajudou a padronizar o desenvolvimento para a web com as suas regras mais rígidas, herdadas da XML;

 HTML5: a nova versão, ainda em regulamentação, apresenta várias interessantes possibilidades para a web. É fora do escopo deste curso abordar todas as novidades, mas aqui já iremos utilizar alguns dos recursos que facilitam a construção de páginas.

Neste curso, utilizaremos HTML5. Simplesmente porque esta nova versão, apesar de ainda estar em desenvolvimento, oferece suporte dos novos navegadores e compatibilidade suficiente por parte dos antigos, além de suportar as duas sintaxes (HTML ou XHTML, que veremos na sequência). Não é necessário usar os novos elementos que estão sendo introduzidos (dos quais veremos alguns na unidade 8). A princípio, apenas iremos aproveitar algumas vantagens e simplificações que a nova versão nos apresenta.

Por isso, não há por que não utilizarmos HTML5, até porque fundamentalmente não há muitas diferenças.

Tags

As tags ou etiquetas são as entidades básicas de marcação da HTML. Elas são delimitadas pelos parênteses angulares, um sinais de "menor que" e "maior que" "<" e ">". A sua escrita é insensível à caixa (ex: <html>, <hTMl> ou <HTML> não têm diferença), exceto na sintaxe XHTML, onde sempre devemos escrever as tags em caixa baixa.

As tags servem para estruturar, hierarquizar e demarcar o conteúdo de uma página. A maioria usa uma tag de abertura (ex: <p>) e outra de fechamento (ex: </p>). Algumas tags não delimitam conteúdo e "auto-fecham", como <meta> e <br>.

Tags podem conter atributos, que são como propriedades do elemento, escritos como um nome e valor. Exemplo: ex: <p class="exemplo">Texto</p> (aqui "class" é um atributo da tag p).

É importante notar também que em documentos HTML o espaço em branco é quase que completamente ignorado. Por exemplo, tanto <p> Texto </p> quanto<p> Texto </p> produzirão o mesmo resultado. Ou seja, todo o espaço em branco será reduzido a um, em cada lado da palavra (é possível mudar este comportamento com CSS).

Anatomia de uma Tag

Na ilustração acima vemos os principais componentes de uma tag HTML:

 Parênteses angulares “<” e “>”

 Nome da tag (neste caso “html”);

 Atributo(s) (geralmente opcionais). Neste caso temos o atributo langdefinindo a língua do documento HTML como sendo pt-BR (português do Brasil);

 Conteúdo (entre tags de abertura e fechamento)

Tag de fechamento. Tags que auto-fecham, como <br> e <meta> não possuem este fechamento ou então são fechadas com uma barra no final (sintaxe XHTML), desta forma sendo escritas como <br /> e <meta />.

HTML e XHTML

Apesar de gerar um debate entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com