TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento físico Da Criança

Artigos Científicos: Desenvolvimento físico Da Criança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  3.700 Palavras (15 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4

2 CRESCIMENTO..................................................................................................5

2.1 PESO E ALTURA.............................................................................................6

2.2 DESENVOLVIMENTO ÓSSEO........................................................................8

2.3 DESENVOLVIMENTO DENTÁRIO.................................................................10

2.3.1 Dentição Decídua........................................................................................10

2.3.2 Dentição Mista.............................................................................................12

2.3.3 Dentição Permanente..................................................................................13

2.4 PUBERDADE....................................................................................................14

2.4.1 Puberdade e Altura......................................................................................15

3 CONCLUSÃO......................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará alguns aspectos do desenvolvimento físico normal de crianças com a idade de zero a doze anos.

Inicialmente o trabalho apresentará uma breve analogia entre uma criança em crescimento e um foguete, ambos têm um ponto de partida, um ponto de chegada, períodos de maior e menor velocidade e necessitam de combustível. Posteriormente, está exposta uma tabela completa com os pesos e as alturas médias de crianças de zero a doze anos, assim como os aspectos que intervém no peso e altura de crianças dessa faixa etária.

Em seguida, o trabalho abordará sobre o desenvolvimento ósseo infantil, mais precisamente sobre os fatores que influenciam no desenvolvimento do esqueleto e algumas outras curiosidades.

O desenvolvimento dentário, outro ponto de referência do crescimento normal, também será apresentado no trabalho. De forma detalhada, serão apresentados os três estágios do desenvolvimento dentário, são eles: dentição decídua, dentição mista e dentição permanente.

E por último, outro tema abordado será a Puberdade, fase do desenvolvimento humano em que acontecem muitas modificações corporais devidos aos hormônios existentes no corpo humano. As influências desses hormônios no corpo da criança serão apresentadas no trabalho assim como as modificações físicas que ocorrem.

2 CRESCIMENTO

Para compreender mais facilmente os aspectos do crescimento de uma criança vamos compará-lo com um foguete, a criança em crescimento tem uma trajetória a percorrer, um ponto de partida, um ponto de chegada, períodos de maior ou menor velocidade e também necessita de combustível.

Veremos agora as principais características desse foguete de três estágios e também outros aspectos que permitem a comparação:

“O Plano de vôo”: É a hereditariedade que determina o plano de vôo do crescimento. Todas as características físicas da criança e seu potencial de crescimento já estão pré-determinadas pela herança que recebe de seus pais: metade do pai e metade da mãe. Assim, o plano de vôo prevê a velocidade e a meta final da viagem. Em condições normais, nenhuma criança fica aquém ou vai além da meta prevista por sua herança, embora o vôo da criança-foguete possa apresentar diferentes velocidades antes de atingir o seu ponto de chegada.

O primeiro estágio: O primeiro estágio da criança-foguete é constituído pelo impulso inicial, a força natural que empurra para frente todos os seres vivos jovens. E esse impulso é tanto maior quanto mais jovem é a criatura – por isso são os recém-nascidos que têm maior impulso para crescer. No curto período de um ano este primeiro estágio faz com que a criança triplique o peso do nascimento e aumente 50% de altura: nascida com mais ou menos 3,2 quilos e 50 centímetros de altura, ao completar um ano de idade está pesando pouco mais de dez quilos e medindo cerca de setenta e cinco centímetros. Este estágio dura cerca de dois a três anos.

O segundo estágio: o segundo estágio é representado pelo hormônio do crescimento, produzido pela hipófise, uma glândula localizada na cabeça. É ele o responsável pela velocidade que caracteriza a viagem de crescimento da criança-foguete desde os dois ou três anos de idade (quando o primeiro estágio é desativado) até o início da puberdade (quando o terceiro estágio entra em funcionamento).

O terceiro estágio: Os hormônios sexuais compõe o terceiro estágio. Produzidos principalmente nos ovários e nos testículos, eles são responsáveis pelo incrível aumento de velocidade de crescimento que se observa na adolescência, a partir dos dez a doze anos nas meninas e de doze a catorze anos nos meninos. São também causadores de diversas alterações físicas que aparecem nessa idade em ambos os sexos. A velocidade de crescimento diminui aos dezesseis anos nas meninas e em torno dos dezoito anos nos meninos, concluí-se aí o ponto de chegada da criança-foguete.

O combustível: Para a viagem do crescimento a criança usa uma mistura de dois combustíveis: a “gasolina” do corpo, representada pelos alimentos, e a “gasolina” do espírito, constituída pela estimulação. Não há crescimento normal se algum desses combustíveis estiver em falta.

A armação: O tamanho de um foguete é determinado pela sua estrutura interna. Da mesma forma, a criança tem sua estatura determinada pelo esqueleto. Em última análise, nossa altura final dependa da altura do nosso esqueleto.

O grande piloto: A viagem do crescimento é comandada por uma glândula localizada no pescoço: a tireoide. Ela funciona como um fabuloso cérebro eletrônico muito aperfeiçoado, integrando e ordenando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com