TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Início de pega

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2


SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

(Malefícios e Benefícios)

        

        A impermeabilização tem como objetivo prolongar a vida útil dos imóveis,  danda-lhes resistência às infiltrações provenientes da chuva, lavagem, banhos, entre outros contatos com a água. No Brasil, muitas das obras que permanecem de pé até os dias atuais, foram impermeabilizadas com óleo de baleia, sendo o mesmo utilizado na mistura da argamassa para assentamento de tijolos e revestimento de paredes, por isso, de fato, tem a sua durabilidade.

        O profissional responsável pela impermeabilização deve analisar os projetos básicos, a fim de evidenciar as áreas que necessitam do referido vedamento. Os quais aparecem com maior frequência nos banheiros, piscinas, áreas de serviço e caixas d'água.

        Problemas encontrados por não ser feito a impermeabilização podem ser na forma de vazamentos e infiltrações por meio de fenômenos capilares, que nada mais é do que pequenos "tubos" de vazios que a água penetra contra a gravidade, além da formação de mofo, causando também problemas de saúde decorrentes da umidade do ambiente. Os benefícios de uma impermeabilização realizada de forma correta são para evitar os problemas citados acima, fazendo com que a estrutura não necessite de reparos em um longo período de tempo.

        Assim como os projetos de arquitetura, hidráulico, sanitário, elétrico e outros, o projeto de impermeabilização também deve possuir um projeto específico, prevendo os produtos utilizados, formas de execução e aplicação dos métodos para cada ocasião.

        Um dos fatos que se leva em consideração ao se impermeabilizar uma obra é o custo benefício, por exemplo: gasta-se um pouco a mais para se impermeabilizar uma obra, porém se for o caso de não impermeabilizar corre-se o risco de logo depois de todo o processo de assentamento de pisos e azulejos ter que quebrar tudo, decorrente de uma infiltração ou algum outro tipo de patologia, para realizar o vedamento, com isso o valor aumenta ainda mais, pois além do custo da impermeabilização ainda há que refazer toda a parte do piso novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com