TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Online E Matemática

Ensaios: Jogos Online E Matemática. Pesquise 798.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  5.475 Palavras (22 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 22

JOGOS ONLINE:

UMA CONTRIBUIÇÃO À MATEMÁTICA

José Luiz Pereira Villar

Orientadora: Profa. Ana Carolina de Oliveira S. de Moura

RESUMO

A constante utilização dos recursos tecnológicos nos espaços escolares ultrapassa a inovação da forma de se ensinar, e tende a reforçar a ideia de recurso colaborativo e eficiente sob o ponto de vista pedagógico. Neste contexto educacional surgem novas ferramentas que geram possibilidades diversas na (re) construção do conhecimento. Os jogos online estão inclusos nessa nova tendência, diferenciando-se dos métodos tradicionais. Neste artigo inicialmente descreve-se o porquê das tecnologias digitais na escola, visto que o processo de ensino tem apresentado variâncias em sua forma e metodologias no intuito de motivar e efetivar o aprendizado. Após relata-se a respeito da dificuldade de aprender-se matemática, onde se depara com um tema muito amplo e com várias peculiaridades que deixam o assunto com certo grau de complexidade. Em seguida descreve-se o porquê de aliar-se tecnologias e matemática, mostrando que sendo uma disciplina comumente conhecida como difícil torna-se desinteressante, com isso acarretando o desestímulo dos alunos. Ainda, para reforçar os conteúdos abordados descreve-se o emprego dos jogos online relatando sua atratividade frente a alunos e professores na busca por meios facilitadores da aprendizagem da matemática. Concluindo, relata-se as experiências vivenciadas quando da aplicação dos jogos online junto aos alunos discutindo-se os efeitos de sua utilização nos processos de aprendizagem dos conteúdos da matemática.

Palavras chave: Tecnologia. Matemática. Jogos online. Aprendizagem.

ABSTRACT

The constant use of technological resources in school spaces beyond the innovation way to teach, and tends to reinforce the idea of collaborative and efficient action under the pedagogical point of view. In this educational context are new tools that generate several possibilities in the (re) construction of knowledge. Online games are included in this new trend, differing from the traditional methods. This article first describes why digital technologies in school, since the process of teaching has shown variances in shape and methodologies in order to motivate and effect learning. After we report about the difficulty of learning mathematics is, where is faced with a very broad topic and several peculiarities that leave the subject with some degree of complexity. Then describes why allying technology and mathematics, showing that a discipline commonly known as difficult becomes uninteresting, resulting discouragement of students. Still, to reinforce the content covered we describe the use of online games relating his appeal against students and teachers in the search for enablers of learning mathematics. In conclusion, we report the experiences in the application of online gaming with the students discussing the effects of its use in the learning process of mathematics content.

Keywords: Technology. Mathematics. Online games. Learning.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo foi construído a partir de reflexões acerca da realização do Projeto de Ação na Escola (PAE) que aborda a utilização de jogos online, que são recursos digitais reutilizáveis destinados ao uso pedagógico no ensino da matemática, analisando seus efeitos nos processos de aprendizagem. Este PAE foi elaborado no contexto do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC-Edu) na Educação da Universidade do Rio Grande (FURG).

O PAE foi realizado na Escola Monsenhor Gautch, localizada em São Lourenço do Sul-RS, com uma turma de 5ª. Série composta por 22 (vinte e dois) alunos, onde o objetivo maior era ressaltar a importância da tecnologia e suas ferramentas, analisando-se o fato de que estas permitem e dispõem de meios facilitadores na busca do processo de ensino-aprendizagem da matemática, onde os jogos podem dinamizar e ampliar este processo didático pedagógico.

O presente artigo se compõe de cinco partes, onde uma complementará a outra. Inicialmente descreve-se o porquê das tecnologias digitais na escola, visto que o processo de ensino tem apresentado variâncias em sua forma e metodologias no intuito de motivar e efetivar o aprendizado. Após relata-se a respeito da dificuldade de aprender-se matemática, onde se depara com um tema muito amplo e com várias peculiaridades que deixam o assunto com certo grau de complexidade. Em seguida descreve-se o porquê de aliar-se tecnologias e matemática, mostrando que sendo uma disciplina comumente conhecida como difícil torna-se desinteressante, com isso acarreta o desestímulo dos alunos. Ainda, para reforçar os conteúdos abordados, descreve-se o emprego dos jogos online relatando sua atratividade frente a alunos e professores na busca por meios facilitadores da aprendizagem da matemática. Por fim relata-se as experiências vivenciadas quando da aplicação dos jogos online junto aos alunos, discutindo-se efeitos de sua utilização nos processos de aprendizagem dos conteúdos da matemática.

2. PORQUE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA?

Para compor o presente trabalho foram consultados autores que adotam pareceres a respeito do espaço escolar e as tecnologias, onde percebe-se que as tradicionais práticas da escola eram e ainda em alguns casos são, baseadas na simples transmissão de conhecimento, onde o professor é detentor do saber e o aluno um simples receptor dos conteúdos a ele dirigidos. Desta forma, “numa sociedade caracterizada pela multiplicidade de meios de comunicação e informação, não teria lugar para a escola tradicional e convencional, a escola do quadro-negro e giz”. (LIBÂNEO, 1998, p. 63)

Na sociedade atual está claro que é necessária uma nova proposta que prepare seus cidadãos para um convívio numa sociedade informatizada, através do desenvolvimento de suas potencialidades por meio da administração de seus conflitos. A inclusão digital e suas possibilidades trouxeram um novo horizonte, quanto trata-se de relações entre as pessoas, bem como relativo à tecnologia, o que gera uma aprendizagem cooperativa relacionando-se aos processos de ensino aprendizagem.

Os profissionais ligados à educação constantemente demonstram uma preocupação na busca de alternativas que possibilitem meios de um aprendizado mais significativo e de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com