TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoria Continua

Trabalho Universitário: Melhoria Continua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Esta pesquisa tem a intenção de mostrar de maneira mais detalhada a utilização e a importância das 7 ferramentas básicas da qualidade, que são: Diagrama de Pareto, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de dispersão, Histograma, Fluxograma, Carta de Controle e Folha de Verificação.

Levam o nome de ferramentas básicas, porque qualquer pessoa que busca por qualidade e melhoria contínua e com pouco conhecimento em estatística pode fazer uso das mesmas e também porque pode-se resolver a maioria dos problemas relacionados a qualidade.

Muitas dessas ferramentas já eram bastante conhecidas antes mesmo de Ishikawa organizá-las especificadamente para o Controle de Qualidade Industrial (CCQ). De acordo com Ishikawa 95% dos problemas referente a qualidade podem ser resolvidos com o uso das ferramentas.

Criadas com o intuito de auxiliar e simplificar da melhor forma a análise das informações, as indústrias de todo o mundo passaram a fazer uso dessas ferramentas em todos os níveis hierárquicos da empresa, desde CEO's até operários.

As técnicas das ferramentas de qualidade podem ser utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas encontrados que vem atrapalhando o desempenho dos processos de trabalho, ou seja, tem por finalidade fornecer fatos para a tomada de decisões de gestão de qualidade.

Conclusão:

Vimos que as ferramentas são primordiais para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Sendo utilizadas para analisar o processo de produção onde tenha um problema específico, identificando e estudando esses problemas para assim fornecer soluções para evitá-los novamente ou até mesmo ter novos problemas. E que a maior parte desses problemas podem sim ser resolvidos por uma ou mais combinações destas ferramentas.

Identificando o problema, coletando as informações referente ao mesmo e também dados históricos com conhecimento sobre o processo, pode se facilmente conhecer a ferramenta a ser aplicada de acordo com a necessidade.

Aplicadas de forma correta as ferramentas trazem a empresa alguns benefícios de grande importância, que nos dias atuais, as empresas tem mais buscado que são: elevação dos níveis de qualidade, diminuição dos custos com produtos e processos, projetos executados da melhor maneira, tem uma melhora expressiva na cooperação dos níveis da empresa, identificação de problemas no processo, nos produtos ou fornecedores, identificação das causas raízes do problema e saná-lo de forma eficaz.

Mas para isso é necessário que todos os envolvidos na empresa saibam para que serve e como aplicar cada uma das ferramentas, tendo assim os melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com