TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Terzaghi

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Terzaghi

Karl Von Terzaghi nasceu em Praga em 1883, ficou conhecido como pai da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica. Buscou um método para solucionar problemas da engenharia do solo e fundações.

Lança sua publicação Erdbaumechanik considerada ponto de partida da mecânica dos solos. Em 1928 sai o seu primeiro livro denominado “Soil Mechacnics”, lançando os fundamentos da Mecânica dos Solos como ciência de engenharia civil.

De 1925 a 1929 trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde iniciou o primeiro programa sobre mecânica dos solos. E em 1938 passou para a Universidade de Harvard onde desenvolveu e lecionou o curso de geologia.

Terzaghi veio ao Brasil, pela primeira vez, em abril de 1947, trazida pela Light que, na ocasião, enfrentava série ameaça à sua usina de Cubatão pela instabilidade sob a forma de rastejo de um talude, e, solucionou o problema através de um sistema da massa instável. Voltou em outubro do mesmo ano, pelo IPT como consultor para os problemas geotécnicos do metrô de São Paulo. Durante esta estadia no Brasil, Terzaghi lecionou na Escola Politécnica de São Paulo, um curso de Geologia Aplicada. Ele trabalhou na obra da Barragem de Vigário, em Piraí-RJ, no inicio da década de 1950, por conta das peculiaridades regionais do solo, idealizou o dreno vertical, ou filtro chaminé, como elemento de drenagem interna de barragens de terra homogêneas. Desde então, sua solução pioneira tem sido bastante difundida e muitas barragens foram construídas com o dreno chaminé, tanto no Brasil como no exterior.

Faleceu em 1963 em Winchester, Massachusetts, Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com