TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATORIO DE FENOMENO DE TRANSPORTE – ITE048 TUBO DE VENTURI

Por:   •  8/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LABORATORIO DE FENOMENO DE TRANSPORTE – ITE048

TUBO DE VENTURI

Aluno: Ronilson da Silva Ferreira

Matricula: 21650453

ITACOATIARA-AM

17/09/2020

INTRODUÇÃO

O Tubo de Venturi (figura 1) ou medidor de Venturi como o próprio nome indica, foi inventado no século XVIII pelo cientista G. B. Venturi (1746-1822).  É um aparato criado para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui então necessariamente sua velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui (HOLLINGSHEAD, 2011).

[pic 2]

Figura 1: Representação do tubo de venturi.

Segundo Delmée (1983), o tubo de Venturi pode atuar com líquidos, gases e vapores, sendo instalado em série com a tubulação e podendo ser instalado em trechos relativamente curtos de tubulação. É aplicado nas medições de ar de combustão de caldeiras, gases de baixa pressão onde se requer perda de carga permanente reduzida. Pode ser fabricado com qualquer material desde que proporcione dimensões aconselhadas.

O tubo de venturi possui uma perda de carga reduzida, pois não ocorre a separação de uma camada de fluido turbulenta como ocorre em dispositivos como a placa de orifício. Quando o líquido passa através da garganta, sua velocidade aumenta causando uma queda de pressão. Para a determinação do cálculo de velocidade no tubo de venturi toma-se como ponto de partida a equação do balanço de energia mecânica (GEANKOPLIS, 2003).

[pic 3]

Por meio da equação da continuidade tem-se:

[pic 4]

Ajustando-se as equações 1 e 2 e explicitando  obtém-se a expressão 3:[pic 5]

[pic 6]

Por meio da qual é possível obter a vazão do escoamento no tubo de venturi.

OBJETIVO

A partir da construção do tubo de Venturi, medir a velocidade do escoamento, através da pressão durante a passagem do liquido por um tubo de seção mais larga e depois por outra mais estreita. Para que dessa forma seja possível fazer uma demonstração pratica do principio de Bernoulli.

MATERIAIS

1 MANGUEIRA

2 GARRAFAS PET DE 1,5L

1 T PARA TUBOS

2 BUCHAS ¾

1 TUBO DE PVC

1 COLA

1 SECADOR DE CABELO

METODO

Foi utilizado uma junta para unir as duas partes e uma mangueira que uniu a área menor à outra área maior da garrafa pet. Foi usado um fluido para verificar a diferença da altura, depois de adicionar o fluido foi empregado um secador de cabelo afim de calcular a variação de temperatura utilizando a equação de bernoulli, onde foi possível observar que a diferença de temperatura ela ocorre do sentido do escoamento da área maior para área menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (964.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com