TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E INFORMÁTICA INDUSTRIAL

Por:   •  3/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CURSO ENGENHARIA MECÂNICA

LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E INFORMÁTICA INDUSTRIAL

Contagem

2017

Circuito para comando direto e reverso de motor trifásico feito na última aula de laboratório de automação e informática industrial.

[pic 2]

1- O acionamento do motor elétrico trifásico por meio do circuito feito pelo grupo na última aula constitui basicamente de disjuntor, relé térmico e dois contatores onde está disposto como na imagem anterior, onde o primeiro contator está ligado a uma sequência de fase diferenciando do contator 2. Quando aciona o botão L do contador 1 o circuito entra em funcionamento fazendo o motor girar para o sentido horário, e quando o botão L do contator 2 é acionado o motor gira no sentido anti-horário.

2- Quando acionamos o botão liga, o motor começa a girar em sentido horário.

3- Se acionarmos o botão liga do sentido reverso com o motor girando em um sentido, ele continua girando no mesmo sentido sem iterrupções. Pois o circuito posui duas chaves de fim de curso que não seja possível ligar o motor para ele girar em um sentido enquanto ele está girando no outro, impedindo que ele entre em curto.

4- O relé térmico é comum para os dois sentidos, pois o circuito so necessita esquentar para desarmar independente do sentido de rotação.

5- Os contatos NF S1 e S2 tem como função desligar o motor, sendo que o S1 desliga o motor quando ele esta girando no sentido horario e o S2 desliga o motor quando ele esta girando em sentido anti-horario.

6- As chaves de fim de curso devem ser instaladas após a ligação do relé do contator e antes da ligação dos botões liga e desliga.

7- A função dos contatos K1 e K2 é fazer a conecção das fases com o circuito, enquanto o circuito estiver ligado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (413.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com