TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE TOPOGRAFIA E TRANSPORTES

Por:   •  4/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE TOPOGRAFIA E TRANSPORTES

Levantamento por Interseção

DISCIPLINA: Topografia I

INTEGRANTES:

ADEMIR ARAUJO DOS SANTOS JÚNIOR

ANTÔNIO CLÉCIO SANTOS SANTANA

YANCA LOBÃO SILVA

São Cristóvão - SE

2018


  1. INTRODUÇÃO

A medição de ângulos horizontais é uma das funções mais importantes da topografia. Através do teodolito ou nível óptico (principais equipamentos par medições angulares) tais medições são feitas através de cálculos das distâncias obtidas em campo. O ângulo horizontal é formado por planos verticais contendo as distâncias entre o ponto ocupado e o ponto visado.

Os ângulos horizontais  podem ser internos, externos e de deflexão. Além disso, existem ângulos de orientação. A obtenção de todos essas medições tem sua importância dentro da topografia.

O levantamento topográfico planimétrico pode ser considerado, em última instância, uma fotografia de um determinado lugar, descrevendo o terreno com exatidão e fornecimento, também com exatidão, as medidas planas, de ângulos e de inclinação.

Para o desenvolvimento de serviços de levantamento topográfico planimétrico, com garantia de obtenção das coordenadas dos vértices com maior precisão, são utilizadas estações totais e receptores GNSS. A empresa de levantamento topográfico planimétrico deve possuir  corpo técnico compostos por profissionais habilitados, necessariamente por engenheiros cartográficos ou agrimensores.

Os serviços de levantamento topográfico planialtimétrico são fundamentais ao engenheiro e ao arquiteto e representam ferramentas para a projeção das estruturas e fundações de um determinado empreendimento. Tem custo irrisório se comparado ao custo total.

  1. OBJETIVO

        Apresentar, orientar e familiarizar os alunos a respeito do uso das medidas angulares, através do levantamento de poligonal fechada por intersecção, de modo a elevar o conhecimento e o progresso dos mesmos em aula (campo), explicando a finalidade desse método de levantamento planimétrico.

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS

A prática foi realizada na rua do galpão do Laboratório de Topografia e Transportes para aferição da Área de uma superfície, demarcada por 5 pontos localizados nas extremidades da poligonal. A prática foi realizada em duas etapas:

Primeira etapa: Primeiramente, foi inserido dois pontos, nomeados P e Q, localizados estrategicamente no interior da figura e aferida a distância entre os mesmo utilizando uma trena. O aparelho de nível óptico foi armado e nivelado no ponto P, como mostra a figura 11, em seguida, foram erguidas duas balizas, uma fixa no ponto Q como mostra a figura 12, e a outra percorrendo os 5 pontos extremos, previamente marcados, para obter os respectivos ângulos. A medida foi realizada da seguinte maneira:

  • Foi realizado a visada  nas duas balizas, definindo como visada de ré a baliza que estava atrasada e a de vante para a baliza que estava adiantada, obedecendo o sentido horário e angulação sempre menor ou igual a 180°, o ângulo no aparelho era zerado na visada de vante e registrado a angulação na visada de ré.
  • Foi realizado a aferição para os pontos da triangulação PQ1, PQ2, PQ3, PQ4 e PQ5, obtendo respectivamente os ângulos internos gerado entre vante e ré.

Na figura 1 podemos observar a triangulação C34, centro com ponto 3 e centro com ponto 4, define-se a visada de vante, adiantada, C3 e visada de ré, atrasada , C4, obtendo o ângulo interno de 30°. Desse modo, a figura 2, C9, centro com o ponto 9 será visada de vante e C12, centro com o ponto 12(doze) será visada de ré, com a medida do ângulo interno de 90°.

Segunda etapa: procedimento análogo a primeira etapa, modificando apenas  o aparelho de nível óptico do ponto P para o ponto Q e a baliza do ponto Q para o ponto P, obtendo a triangulação QP1, QP2, QP3, QP4 e QP5. Foi recomendado que os valores dos ângulos que se encontrava entre as medidas dos ângulos inteiros,  constituísse do menor valor inteiro adicionado 0,5°.

  1. IMAGENS

[pic 2][pic 3]

                     

                       Figura 1                                                                   Figura 2

          [pic 4]

                       Figura 3

[pic 5]

                                                 Figura 4

[pic 6]

                                                  Figura 5

                               [pic 7]          [pic 8]

                                               Figura 6                                           Figura7

                             [pic 9]              [pic 10]   

                                              Figura 8                                             Figura 9

                                   

                                 [pic 11] 

                                        Figura 10

[pic 12][pic 13]

                             Figura 11                                                      Figura 12

  1. DADOS E CÁLCULOS

Os dados das distâncias referente aos pontos P1, P2, P3, P4, P5, Q1, Q2, Q3, Q4 e Q5 foi obtido através do software AutoCad 2019. Primeiramente foi construído o uma linha que liga os dois pontos internos, P e Q, como mostra a figura 3, pois a distância de P e Q era conhecida, aplicando assim linhas com  ângulos obtidos em campo para PQ1 e QP1, obtendo a interseção das linhas no ponto 1 como mostra a figura 4, repetindo esse mesmo procedimento para os demais pontos, sendo possível formar o polígono cotando a distância entre os pontos externos que forma o perímetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (422.9 Kb)   docx (629.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com