TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa de desempenho e consumo entre Lajes de Concreto Armado do tipo Maciças e do tipo Nervurada

Por:   •  20/12/2017  •  Artigo  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 8

Análise comparativa de desempenho e consumo entre Lajes de Concreto Armado do tipo Maciças e do tipo Nervurada

Comparative analysis of performance and consumption of reinforced concrete slabs of solid type and the type ribbed

NUNES, Giordany Fillipi Bernardo(1); BASTOS, M. L. (2);SAMPAIO, W. A. S. (3).; MENNA BARRETO, Maria Fernanda (4).  

1: giordanyfbnunes@gmail.com

2: engmatheusbastos@gmail.com

3: weslley.arthur_pnt@outlook.com

 4: mfmennabarreto@gmail.com

Resumo 

Atualmente existem diversos tipos de sistemas estruturais. Constantemente a opção escolhida não é a mais apropriada, pois cada obra possui suas singularidades, cabendo ao engenheiro optar pelo sistema estrutural que assegure maior economia, rapidez e qualidade, dentro das circunstâncias impostas. Estudos apontam que metade do concreto de um edifício comum é consumido pelas lajes. Buscando quantificar o tempo para a produção de dois tipos diferentes de laje, foi feito um estudo comparativo no qual mediu-se os consumos de concreto e aço e tempo de forma para a execução de uma laje de concreto armado do tipo nervurada e para um laje de concreto armado do tipo maciça. Os valores dos consumos foram obtidos considerando a quantidade de produtos utilizados em relação à área; e a obtenção do tempo gasto para a produção da laje foi feita a partir da montagem das fôrmas e a desmontagem das mesmas. Por fim , fez-se uma análise comparativa entre os dois tipos.

Palavra-Chave: Laje; consumo; tempo; concreto armado; nervurado; maciça.

Abstract

Currently there are several types of structural systems. Constantly option chosen is not the most appropriate for each work has its peculiarities, being the engineer choose the structural system to ensure greater savings, speed and quality, within the imposed conditions. Studies point out that on that half of the concrete a common building is consumed by slabs. Seeking to quantify the time for producing two different types of slab, it was made a comparative study that measured for the specific consumptions and steel time in order to perform a reinforced concrete slab of the ribbed type and for slab reinforced concrete massive type. The consumption values ​​were obtained considering the quantity of produtcs used in relation to the area; and obtaining the time spent for the production of the slab was made from the assembly of molds to and disassembly thereof. Finally, there was a comparative analysis between the two types.

Keyword: Slab; consumption; time; reinforced concrete; ribbed; solid.

1. Introdução

Reduzir os custos e construir mais rápido são exigências do cotidiano e dependem de muitos fatores. Segundo Marangoni (2006) “Em um ambiente de inflação controlada e competividade em alta, os ganhos de gestão e produtividade são cada dia mais importantes e imprescindíveis” na construção.

Como para a realização de edificações a execução de lajes é uma atividade crítica, reduzir o seu valor e agilizar sua execução resultará em uma obra mais eficiente. De acordo com Santos (2000) “Considerando que a laje representa cerca de 50 % do custo de uma estrutura, verifica-se a importância de um estudo mais acurado sobre sua utilização. Sem as lajes as edificações teriam que necessariamente ser de apenas 1 pavimento, com consequente aumento de custo pela utilização de maior espaço do solo. Além disso a laje é a grande responsável pelo ritmo da estrutura da obra, por isso de acordo com o objetivo, recursos e técnicas disponíveis a empresa opta por determinado tipo de laje.”

Com o avanço da tecnologia e estudos feitos na área surgem novas opções de métodos construtivos em lajes. Sendo que a NBR 6118 (ABNT 2014) define laje nervurada como as “lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte. Para Bastos (2015) “A laje nervurada é particularmente indicada quando há necessidade de vencer grandes vãos ou resistir a altas ações verticais.

Para Bastos (2015) “Outra opção de método construtivo é laje maciça que é aquela onde toda a espessura é composta por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiada em vigas ou paredes ao longo das bordas”. Segundo ele, são as lajes mais comuns nas construções correntes de Concreto Armado. Albuquerque (1999) diz que “A laje maciça não pode vencer grandes vãos, devido ao seu peso próprio. É pratica usual adotar-se como vão médio econômico das lajes um valor entre 3,5m e 5m”.

Diante dos altos custos que a construção de uma laje pode apresentar, é importante oferecer aos engenheiros opções que se adequam a sua obra já que para Lucariny (2013) “cada empreendimento é um produto único, pois não vão existir duas obras iguais - as condições de solo, clima, acessibilidade e mão de obra variam de projeto para projeto.”

Sendo assim, este trabalho vem abordar técnicas construtivas de lajes, indicando suas recomendações para o uso diante do consumo dos materiais que compreendem este elemento estrutural com o intuito de reduzir custos nas edificações e torná-las mais ágeis.


2. Programa experimental

Abaixo será exposta a metodologia de desenvolvimento deste trabalho:

2.1. Escolha das Lajes

Ambas as lajes escolhidas - tipo nervurada e tipo maciça – estavam localizadas no sexto pavimento de suas respectivas obras, e ambas são obras residenciais. As dimensões da laje nervurada são 100 m2, com camada de concreto de 5 cm e esta laje foi dimensionada para no máximo 0,150 tf/m2. Já a laje de concreto maciço possui área de 125 m2, com uma camada de 12 cm e a mesma foi dimensionada para no máximo 0,120 tf/m2.

2.2. Escolhas das Obras

Para a realização deste estudo foram escolhidas duas obras (obra A e B) na cidade de Cuiabá/MT nas quais estão sendo executadas e utilizam métodos construtivos distintos quanto ao uso de lajes.  

A obra A pertence a construtora de abrangência regional, e possui metodologia definida quanto ao tipo de laje: adotam lajes do tipo maciça.

A obra B também pertence a uma construtora de abrangência regional mas, diferentemente da obra A, ela usa lajes do tipo nervurada.

2.3. Medições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com