TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAMPADAS - FATEC SP - LAB ELETRO II

Por:   •  8/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

LAMPADAS

Os principais tipos de lâmpadas para aplicações residenciais, prediais e industriais são:

  • Fluorescentes
  • Halógenas com refletor dicroico
  • Vapor de Sódio
  • Vapor de Mercúrio
  • LED

FLUORESCENTES

        Funcionamento: As lâmpadas fluorescentes são constituídas por um tubo em cujas paredes internas é fixado um material fluorescente e onde se efetua uma descarga elétrica, a baixa pressão, em presença de vapor de mercúrio. Produz-se, então, uma radiação ultravioleta que, em presença do material fluorescente existente nas paredes (cristais de fósforo), se transforma em luz visível.

        Especificações: Podem ser especificadas em fluorescente tubular e compacta.

[pic 1]

TUBULAR CIRCULAR

[pic 2]

TUBULAR

[pic 3]

FLUORESCENTES COMPACTAS

        Aplicações: as aplicações de lâmpadas fluorescentes são realizadas de acordo com o tipo de iluminação desejada.  Existem alguns fatores que podem influenciar na escolha da lâmpada:

  • Tonalidade de cor

Branca Natural: Ambientes onde se necessita de excelente reprodução de cores aparência de cores agradável: museus, pinacotecas, pesquisas e exames médicos.

Branca Fria: Fábricas, armazéns e oficinas, onde não é exigida fidelidade de cores e a luz artificial deve harmonizar-se com a luz do dia.

Luz do dia real: Indústria de tecidos, tintas, gráficas, fotografias, tabaco, etc.

Branca de luxo: Ambientes onde se necessita muito boa reprodução de cores e boa eficiência luminosa. As cores naturais como as de madeiras, tecidos e pele humana são muito bem reproduzidas.

Luz do dia: Iluminação industrial e comercial em geral. Alta eficiência luminosa, aparência de luz diurna e que permite razoável reprodução de cores.

Luz do dia especial: Recintos onde se exige perfeita distinção de cores. ideal para análise crítica de cor, como, por exemplo, tipografias, industriais gráficas, etc.

  • Potência e Fluxo Luminoso

[pic 4]


Principais Fabricantes: Os principais fabricantes e importadores de lâmpadas fluorescentes são:

        Phillips, Ourolux, Sylvania, Empalux, Intral.

HALÓGENAS COM REFLETOR DICRÓICO

        Funcionamento: As lâmpadas halogênea são lâmpadas incandescentes de alta pressão  contendo gases halógenos, como iodo ou bromo, que permitem os filamentos operarem em temperaturas mais altas e oferecem maior eficiência luminosa.

        Uma lâmpada dicroica comum é uma lâmpada halogênea com um refletor de algum material dicroico, que reflete a parte visível da radiação e absorve a parte infravermelha.

        Especificações: Em geral as lâmpadas dicroicas são designadas pela sigla PAR (Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico de Alumínio) seguida de um número em geral PAR20, 30 e 38 que dizem respeito à potência e à dimensão do fluxo luminoso.

        Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.

Sendo assim, para ambientes mais amplos o ideal é utilizar a lâmpada PAR 38. Elas são capazes de dar destaque em áreas maiores, pois contam com excelente intensidade.

Já as lâmpadas PAR 20 e 30, por serem um pouco menores, são mais utilizadas para focos internos pontuais. Além disso, dão um ar de sofisticação ao ambiente. Para a escolha certa, será preciso avaliar a intensidade do facho de luz no ponto a ser destacado.

[pic 5][pic 6]

        

[pic 7][pic 8]

Aplicações: As PAR 20 e  30 são utilizadas em iluminação geral de ambientes. A diferença entre as duas se da em termos de potencia e nível de iluminação. São indicas para locais com pé direito padrão (2,60m) como apartamentos e casas tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (152.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com