TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LASER ELETROMAGNÉTICO

Por:   •  18/6/2017  •  Artigo  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

LASER ELETROMAGNÉTICO

MARINGÁ

2016


LASER ELETROMAGNÉTICO

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Projeto Integrador.

MARINGÁ

2016


SUMÁRIO[pic 2]

        

1 TEMA        3

2 INTRODUÇÃO        3

3 PROBLEMA DE PESQUISA        3

4 HIPÓTESE        3

5 JUSTIFICATIVA        3

6 OBJETIVOS        4

6.1 OBJETIVO GERAL        4

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

7 METODOLOGIA        5

8 REFERÊNCIAS        6

9 RESULTADOS……………………………………………………………………………..7

9.1 RESULTADOS PRÉVIOS……………………………………………………………....7

9.2 RESULTADOS ESPERADOS………………………………………………………….7

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2016.................................................................8

11 PLANILHA ORÇAMENTARIA................................................................................9

12 BANNER...............................................................................................................11


1. TEMA

Estre trabalho será sobre a utilização de ondas eletromagnéticas para a realização de cortes de chapas metálicas impulsionadas através de laser.

2. TÍTULO

Laser Eletromagnético

3. PROBLEMA DE PESQUISA

Qual a principal finalidade do projeto desenvolvido?

Como desenvolver uma máquina de corte de metais que tenha alto rendimento?

4. HIPÓTESE        

Este projeto foi idealizado para cortar chapas de metais através de pulsos magnéticos, e através do desenvolvimento de uma máquina utilizando laser de pulsos com ondas eletromagnéticas o seu rendimento para as indústrias será bem maior.

        

5. JUSTIFICATIVA

A proposta do projeto visa criar uma forma de perfurar placas de aço e outros metais com pulsos de ondas eletromagneticas. Esta pesquisa pode ajudar também no corte de chapas evitando que solte cavacos, ou seja, pequenos filetes de metal, pois com essa máquina a laser tem se bem mais precisão no corte.

De acordo com James Clerk Maxwell (1862),  a velocidade das ondas transversais em nosso meio hipotético, calculada a partir dos experimentos electromagnéticos dos Srs. Kohrausch e Weber, concorda tão exatamente com a velocidade da luz, calculada pelos experimentos óticos do Sr. Fizeau, que é difícil evitar a inferência de que a luz consiste nas ondulações transversais do mesmo meio que é a causa dos fenómenos elétricos e magnéticos.

Assim o motivo para esta pesquisa ser desenvolvida está embasada em uma melhoria tecnológica no corte de chapas metálicas na hipótese de obter uma forma de cortar com precisão as chapas metálicas, sem deixar rebarbas facilitando o uso dessas chapas em determinados projetos e trabalhos posteriores .

6. OBJETIVOS

6.1. OBJETIVO GERAL

Desenvolver uma máquina de corte a laser para placas metálicas.

6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formular um projeto que vise a redução do desperdício de chapas que, quando sem aproveitamento, são jogadas na natureza prejudicando o meio ambiente;
  • Pesquisar os materiais necessários para produzir o projeto;
  • Elaborar o projeto com custo baixo e uma eficiência alta;
  • Aumentar a produção de chapas metálicas;
  • Provar a eficiência do projeto;
  • Debater com os integrantes do grupo para resolver os problemas e impor melhorias para o projeto;
  • Analisar os resultados obtidos.

7. METODOLOGIA

Para atender aos objetivos propostos, este trabalho adotou o tipo de pesquisa de caráter descritiva, pois foi descrita a partir de um conhecimento já existente sobre laser através de pulsos de ondas eletromagnéticas e, para validar esses conhecimentos, foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos, jornais, internet e outros documentos como fontes de referências para o embasamento concreto do projeto.

Além disto, esta pesquisa é de natureza aplicada, por assegurar distintas aplicações do projeto, por exemplo, em cortes utilizando ondas eletromagnéticas, transformando a energia elétrica em energia térmica de pulso, este fenômeno de absorção de energia ocorre quando uma estrutura atômica estável reage com um fóton passando para um estado mais energizado.

Quanto à forma de abordagem, este trabalho é classificado como qualitativo, devido o mesmo verificar a eficácia do processo. Por este motivo, esta pesquisa em relação aos procedimentos técnicos é classificada como experimental, pois a partir do objeto de estudo selecionado será realizada uma simulação e verificado a eficiência na aplicação do projeto através de testes práticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com