TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dragão Laser é Muito Forte.

Casos: Dragão Laser é Muito Forte.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

PÓLO ARROIO DOS RATOS

UAB

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Carine Velasques Messias

A escola e sua identidade

Introdução

Com a realização do estagio foram realizadas muitas observações sobre o funcionamento do âmbito escolar, o que pensam é as ações dos sujeitos que fazem parte da mesma. Como a gestão lida com as fragilidades ocorridas no seu cotidiano, como é a tomada de decisões e como é a participação da comunidade na mesma.

Este trabalho tem como intuito de englobar tudo que já foi trabalho no decorrer do estagio, para uma reflexão em um todo.

A ESCOLA E SUA IDENTIDADE

Meu trabalho foi baseado nas observações diária da escola parceira E.M.E.F Pio XII localizada na Rua Pará,187-Bairro Centro-Charqueadas-RS.

Espaços físicos da escola visando à formação dos alunos

No seu espaço físico possui 18 salas de aula, tem uma sala multifuncional para atender aos alunos com necessidades especiais, um laboratório de informática , possui 2 quadras de esporte com espaço satisfatório para a realização de atividades físicas e o desenvolvimento da linguagem da jogos coletivos atividades física e esportiva, uma biblioteca com bastante diversidade de livros, todos catalogados, algo que facilita na hora da utilização da parte dos educandos e também quanto os professores utiliza a mesma como estratégia de ensino e leva os educandos para planejar , sala de dança onde é usada para ensaiar apresentações que desenvolve a linguagem da música, dança ,movimento e relações sociais e interpessoais no total possui 33 salas que foram muito bem planejadas para atender as necessidades dos alunos inclusive para os portadores de necessidades especiais dento na escola rampa e banheiro para a utilização dos mesmos ,pois a escola se preocupa com a inclusão sempre respeitando sua individualidade.

Avaliação da comunidade escolar /escola

Com as observações diárias percebi que a comunidade escolar é participativa e sempre coopera quando solicitada pela escola. Nas reuniões são abordados vários assuntos como projetos, trabalhos,avaliações, como será aplicada uma determinada verba que foi destinada para a escola. A comunidade é ouvida em relação á onde vai ser aplicada esta verba se estão em acordo ou não e seus motivos que levam as suas opiniões. Mostram interesses para fazer como esta o rendimento escolar do seu filho e como esta também o seu comportamento, as professoras esclarecem as suas duvidas e dialogam em particular com o pai com o auxilio da orientadora quando o caso é necessário. Os pais expressam suas opiniões avaliando a escola quando o processo educacional.

Forma de organização

A escola se preocupa com a individualidade de cada educando, respeitando o meio social onde o mesmo esta inserido. Com isso professores e equipe diretiva fazem uma pesquisa para saberem o é o seus educandos do próximo ano, quem faz parte da sua família, como é a sociedade que o educando esta inserido, se for aluno da noite, se o mesmo trabalha, onde trabalha, qual sua carga horária, enfim tudo para conhecer o seu entorno , pois

“A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza” (Émile Durkheim)

Estes dados são obtidos quando os pais ou o próprio educando quando maio de idade vai efetuar a matrícula.

Depois de ter obtidos os dados as professoras e coordenadora pedagógica se reúnem para pesquisar o perfil dos educandos e com isso são divididos grupos 1º ao 4º ano, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, 5º ao 9º ano, modalidade EJA para desenvolver e planejar projetos para serem trabalhados no decorrer do ano letivo. Na elaboração das aulas o grupo docente sempre tem a preocupação de elaborar aulas que trabalhem várias linguagens através de leitura utilizando á sala da “Hora da leitura” e com isso explorando a oralidade e o letramento, jogos coletivos com a educação física com professor habilitado, pensamento lógico e expressão formais da lógica utilizando jogos com formas geométricas, tipos de jogos que desenvolvem muitos aspectos cognitivos. A escola tem a preocupação de formar indivíduos capazes de viver numa sociedade ,onde o mesmo saiba se expressar e se fazer entender com as demais pessoas.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” (Paulo Freire)

Avaliação do ensino/professor

A Secretaria da Educação de Charqueadas sempre oportuniza momentos pedagógicos nos começo do ano letivo onde é oferecido palestras de assunto educacional e uma agenda para o ano letivo. Com isso a escola se preocupa em promover oficinas que aperfeiçoam continuamente sua formação docente, oferecendo estratégias para serem trabalhados com intuito de contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de qualidade.

Avaliação da aprendizagem /aluno

A avaliação do 1º ao 4º ano organiza-se através de pareceres descritivos, resultantes da observação , acompanhamento e anotações frequentes do cotidiano do educando, avaliando os progressos, transtornos e impasses durante o processo da construção do conhecimento.

No parecer descritivo final deve conter:

A:aprovado,para os alunos que possuem conhecimentos satisfatórios .

R: reprovado, para alunos que não adquiram conhecimentos satisfatórios.

Do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos não há retenção do educando , havendo automaticamente progressão continuada.

Do 5º ao 9º ano os resultados dessa avaliação são expressos ao término de cada trimestre , através de notas de 0 a 100 , sendo 50 a nota mínima para aprovação em cada componente curricular. O resultado da avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com