TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA

Por:   •  12/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 5

Luis Fernando Borges Santander

 Edifícios - Manhã

R.A. Nº: 17106408

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

LUIS FERNANDO BORGES SANTANDER

LAUDO DE VISTORIA

Em atendimento à disciplina: LESÕES

Orientada pelo Professor: José Luiz Vasconcellos

São Paulo, dezembro de 2019

Objeto: Dois imóveis residenciais unifamiliares, um principal e outro para visitas e eventos, situados à Avenida Caviúnas, nº115, Parque Petrópolis, na cidade de Mairiporã/SP, CEP 07600-000. As residências se situam num terreno de 1000m², sendo a residência principal de fachada e a de eventos aos fundos desta, tendo 136m² e 180m², respectivamente. Ao ser questionado sobre alguma possível interferência, o proprietário alertou que houveram explosões de dinamite em pedreiras próximas ao local de vistoria.

Objetivo: Constatação de possíveis vícios, suas causas e possíveis soluções.

DIAGNÓSTICO

No dia 03 de novembro de 2019, foi vistoriado o imóvel acima descrito, constatando assim vícios de âmbito construtivo, estes quais:

  • O imóvel principal apresenta uma fissura estacionária na viga de sustentação da laje da suíte, proveniente do recalque do pilar de apoio, causado pela movimentação do solo após as explosões das dinamites, o solo deste ambiente é de aterro. Mais detalhes nas fotos 01 e 02.
  • No encontro de alvenarias externas, foto 03, há uma fissura ocasionada pela ação de raízes na fundação, que transmite esforços não previstos às alvenarias. Essas mesmas raízes são responsáveis por destacar a calçada externa da alvenaria, o que causa as infiltrações apresentadas na foto 04.
  • Na foto 05, são apresentadas manchas de infiltração. Essas infiltrações foram causadas pelo destacamento da calçada externa, devido ao recalque do solo e, também, pela má impermeabilização da pingadeira da janela.
  • As bolhas presentes na pintura da parede, foto 06 e 07, foram ocasionadas pela infiltração de água na parede, já que esta está faceando o terreno da construção vizinha, que tem uma cota de terra mais alta.
  • O muro de divisa, foto 08, possui pouca irradiação de luz solar, devido à grande quantidade de vegetação nas proximidades, isso contribui para o aparecimento de umidade. A falta de pingadeiras e impermeabilização contribuem para o aparecimento de manchas por escorrimento.
  • As pingadeiras existentes, mostradas na foto 09, não possuem inclinação suficiente para escoar a água na chuva e a falta de impermeabilização adequada contribui para o surgimento de infiltrações.
  • Nas fotos 10 e 11, são apresentadas rachaduras no muro de divisa, causados pela ação de raízes de árvores da construção vizinha.
  • O ponto do muro de divisa apresentado nas fotos 12, 13 e 14, apresenta sintomas de carga de empuxo excessiva. A estrutura está desalinhada e apresenta rachaduras ao longo de seu comprimento.


PROGNÓSTICO

Para a resolução dos vícios de âmbito construtivo descritos acima, deverão ser tomadas as seguintes providências:

  • As fissuras apresentadas nas fotos 01 e 02 não são de grande preocupação, visto que o solo já se assentou e a fissura se tornou estacionária. Não há necessidade de intervenções.
  • Para a resolução do destacamento na foto 03, deveram ser removidas as raízes que estão causando esforços adicionais, em seguida deverá ser feita a recuperação da alvenaria. Para o problema de infiltração mostrado na foto 04, deverá ser realizada uma limpeza da superfície, seguida de furações na alvenaria para aplicação de cimento cristalizante, bloqueando a subida de água por infiltração.
  • Para o problema de infiltração mostrado na foto 05, deverá ser realizada uma limpeza da superfície, seguida de furações na alvenaria para aplicação de cimento cristalizante, bloqueando a subida de água por infiltração. Também deverá ser realizada uma devida impermeabilização da pingadeira da janela.
  • Para a recuperação da pintura, deverá ser realizado o bloqueio de umidade utilizando cimento cristalizante. Com a infiltração resolvida, pode-se começar o processo de recuperação de pintura, removendo todo o revestimento danificado e refazendo-o.
  • Para a resolução do problema de infiltrações no muro de divisa, foto 08, deverá ser removida a vegetação que impede a ação solar na estrutura. Também deve ser trocadas as cumeeiras existentes por outras de maior largura, afim de melhorar o efeito pingadeira do muro, evitando escorrimentos. A superfície deve ser limpa, e, caso necessário, a pintura deverá ser refeita.
  • As pingadeiras existentes, mostradas na foto 09, deverão ser limpas e adequadas à inclinação mínima para escoamento de água. Deverá ser feita impermeabilização das pingadeiras utilizando chapas de aço galvanizado.
  • Para a resolução das rachaduras apresentadas nas fotos 10 e 11, deverá ser realizado um reforço da alvenaria, a espessura do muro deverá ser aumentada para suportar as cargas excessivas das raízes, já que não é possível retirar a vegetação.
  • Para a resolução das rachaduras apresentadas nas fotos 12, 13 e 14, deverá ser realizado um reforço da alvenaria, a espessura do muro deverá ser aumentada para suportar as cargas excessivas de empuxo. Deverá ser realizada um arrimo para o escoramento do trecho desalinhado, visto que ele está em iminência de desabar.

CONCLUSÃO

O imóvel requer medidas urgentes para contenção do muro de divisa, pois este está em eminencia de colapsar. Caso isso aconteça, a edificação do terreno vizinho sofreria um deslizamento, causando riscos à vida de outrem. As demais recuperações não são de tanta urgência, pois não afetam tanto a estrutura da edificação, possuem um efeito mais estético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com