TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAUDO TÉCNICO: BARRAGENS

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

LAUDO TÉCNICO

  1. GENERALIDADES

Trata-se de um Laudo Técnico de um prédio em alvenaria, térreo, com estruturas de concreto armado, coberto com telhas de alumínio, com área de 3.806,43 m2, situado no acesso à Santo Ângelo pela RS 344, denominado da FENAMILHO, localizado na rua  dos Imigrantes, s/nº, atualmente entre as instalações do SENAI e a revenda de Bebidas  Antártica, na cidade de Santo Ângelo, de propriedade da Empresa................., destinado a quem interessar possa.

  1. FACHADA FRONTAL

As figuras 1 e 2 mostram o estado de total abandono das instalações, não havendo qualquer tipo de manutenção, permitindo o crescimento desordenado de vegetação rasteira, que toma conta do terreno em frente ao imóvel.[pic 1]

Figura 1 Falta de manutenção na parte frontal do imóvel.[pic 2]

Figura 2 – Fachada principal em completo abandono.

  1. ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

Conforme pode ser observado na figura 3, o prédio foi construído com estrutura de pilares de 30 x 30 cm, em concreto armado, apresentando vãos transversais de 15,30 m, 16,75 e 17,35 m e 14 vãos longitudinais. No respaldo dos mesmos foi executada uma viga em concreto armado. Apresentam boas condições de conservação.[pic 3]

Figura 3 – Vista interior do prédio,  com pilares e vigas em concreto armado e presença de grande quantidade de umidade.

  1. ALVENARIA

A alvenaria de fechamento, entre pilares, é constituída de tijolos de 6 furos, assentados à chato, em argamassa. Apresenta patologias como eflorescências, causadas pelo excesso de umidade, perfurações na parede, não havendo nenhum tipo de revestimento.

  1. COBERTURA

A cobertura é constituída de telhas onduladas de alumínio, fixadas em tesouras metálicas, apoiadas sobre as vigas longitudinais. As águas do pluvial são lançadas em quatro calhas longitudinais e daí em tubos de queda do pluvial até caixas de inspeção coletoras, dispostas ao longo dos pilares e nas laterais do prédio. As calhas apresentam péssimo estado de conservação, com corrosão e inúmeros furos, necessitando a completa substituição. Muitos dutos do pluvial encontram-se soltos, sem encaixe, perfurados e outros com falta de parte dos mesmos, ocasionando a deposição de grande quantidade de água, proveniente da chuva, no interior do prédio, trazendo como conseqüência problemas de conservação, como poder ser observado na figura 4.

[pic 4]

Figura 4 – Vista interna da cobertura e umidade acumulada no piso, devido problemas nas calhas, tubos de queda e cobertura.

No interior do prédio, em sua parte mais frontal, existe uma rede parcial de esgoto sanitário, em PVC, havendo uma caixa de gordura e ausência de parte das tubulações.

  1. PAVIMENTAÇÃO

A pavimentação existente é de concreto, executado em quadros, apresentando algumas imperfeições.

  1. ABERTURAS

Janelas do tipo basculante estão dispostas em todas as faces do prédio, com vários vidros quebrados, o que ocasiona penetração de água da chuva.

As portas frontais são metálicas, tipo contra-peso. Não possuem sistema de fechamento, o que proporciona a invasão do prédio por qualquer pessoa. Notou-se a completa ausência dos contra-pesos, o que vem mostrar a ocorrência de invasões. Como mostra a figura 5, a porta de acesso principal encontra-se com a coluna de sustentação totalmente solta, havendo grande risco de queda, se aberta sem cuidados. Devido o seu peso próprio, poderá trazer conseqüências até mesmo fatais. Outras encontram-se emperradas pela ausência de uso, outras em fase de corrosão, como pode ser observado na figura 6.

[pic 5]

Figura 5 – Coluna de sustentação da porta totalmente solta, havendo risco de queda da mesma.

[pic 6]

Figura 6 – Porta frontal em estado de corrosão.

  1. BANHEIROS

Os três banheiros existentes apresentam dimensões internas próximas a 1,85 x 3,10 m. Não é possível seu uso, devido à ausência total das peças sanitárias. Não possuem revestimento de parede, como exigência da legislação, nem pintura e um deles não existe mais a janela basculante. Pode-se constatar a total ausência de rede elétrica interna.

  1. ESCRITÓRIO

O escritório, interno, junto a vista lateral direita, encontra-se com falta total de pavimentação, forros, vidros e instalações elétricas. Pode-se notar a retirada de janelas do tipo maximar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (902.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com