TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/10/2014  •  4.794 Palavras (20 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 20

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gracileide Romeiro Melo (CEDU/UFAL) graci_lei@hotmail.com

RESUMO:

Este artigo trata da temática novas “Tecnologias da Informação e Comunicação”, no sentido de demonstrar que estas podem servir como uma ferramenta de aprendizagem, estimulando o gosto pela leitura nos alunos de forma prazerosa. O trabalho é fruto da vivência das ações elaboradas no decorrer e finalização de um projeto de pesquisa-ação (BARBIER, 2003), cujo público-alvo constituiu-se em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Maceió - Alagoas. Metodologicamente, utilizamos o site “O Pequeno Leitor”, como ambiente virtual de aprendizagem, em que a finalidade configurou-se em “despertar nos alunos o prazer pela leitura e produção de textos significativos para os mesmos”. Contou-se ainda com o uso da mídia impressa na reescrita dos textos e na confecção de um livro de histórias da turma. Os resultados indicam que: o gosto pela leitura, o desenvolvimento da criatividade nas produções textuais e a apreciação da mídia digital devem ser inseridos no cotidiano escolar de modo a favorecer o processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias da Informação e Comunicação. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista o grande avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação e de seus benefícios para a apropriação e construção do conhecimento, pretendeu-se nesta pesquisa abordar o potencial das mesmas no âmbito escolar, a fim de estimular o gosto pela leitura e o prazer em produzir textos que fossem significativos para os alunos. Através do uso da mídia digital enfocando o site “O Pequeno Leitor” como um ambiente virtual de leitura lúdica e

dinâmica, pode-se verificar como o encantamento dessa mídia proporciona interatividade e entusiasmo nos alunos gerando o prazer de ler e aprendizagens mais sólidas.

Buscou-se essa temática em virtude da relevância que o curso de pós-graduação em Mídias na Educação trouxe para a prática docente, abrindo novos horizontes de conhecimento, aprofundando assim o potencial que as diferentes mídias possuem agindo como facilitadoras e enriquecedoras do processo ensino-aprendizagem, proporcionando um ensino ativo e de qualidade às futuras gerações.

O espaço da pesquisa foi o laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal com acesso à internet, o que facilitou e possibilitou a efetivação do projeto de leitura e a análise dos resultados, contribuindo assim para o avanço do conhecimento acadêmico e para reflexões acerca da efetividade do processo de ensino e aprendizagem na educação.

Devido ao grande entusiasmo dos alunos frente ao uso do laboratório, buscou-se integrar mídia digital e ensino, a fim de modificar comportamentos como a ausência de interesse na leitura e produção de textos demonstrada no cotidiano de sala de aula. Sendo assim, através do site “O Pequeno Leitor” como ambiente de estímulo à leitura e produção de textos, objetivou-se trabalhar pedagogicamente o potencial do mesmo e os possíveis benefícios e contribuições dessa interação nos educandos.

No acesso ao site, os alunos se encantaram com seu layout, pois é bastante colorido e ilustrado chamando à atenção, trazendo histórias com animação e áudio, como também histórias para serem lidas, além da possibilidade de se cadastrar no mesmo a fim de publicar histórias inventadas a partir de temas sugeridos, criando ainda um avatar e formando o menu pessoal que é composto da estante de histórias lidas e inventadas, como também da estante de tranqueiras e do baú de palavras.

O menu “estante de tranqueiras” do ambiente virtual, foi um fator de grande estímulo nos alunos, sendo um dos campos mais visitados, pois era formada de várias coleções virtuais as quais só poderiam ser adquiridas devido à acumulação de pontos somados ao interagir com o site. Toda leitura feita e principalmente a elaboração e postagem de histórias eram pontuadas, estimulando o aluno cada vez mais à leitura, desenvolvendo dessa forma sua imaginação criadora.

A partir da motivação que o site provocou nos alunos, foi possível perceber como o projeto de leitura estava sendo eficaz e significativo para suas vidas, solucionando o problema apresentado pelos mesmos que era a falta de interesse na leitura e na produção de textos.

Portanto, pode-se afirmar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com