TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Por:   •  16/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

TRABALHO INDIVIDUAL

DATA DE ENTREGA: 13/12//2022

NOME DO ALUNO: Eduardo Ferreira do Prado

Qual é ou quais são os desafios que você enfrenta com mais frequência no gerenciamento de equipes de projeto?

Nas organizações, são diversas situações cotidianas que podem ser realmente desafiadoras, quando não temos cultura organizacional que foca pela inovação.

Informações:

Quando realizado um planejamento, não é incomum deparar com a ausência de informações precisos para acompanhar o andamento e a performance de cada tarefa realizada no projeto.

Na não existência de relatórios, pode-se gerar impactos muitos negativos diretamente no orçamento, com isso se dificultando a visão dos custos e a visibilidade dos riscos. Geralmente, esse problema ocorre em empresas que utilizam procedimentos e ferramentas ultrapassadas nas operacionais.

Furo no orçamento e na rentabilidade durante o gerenciamento do projeto

As metas de diversas organizações, com perspectiva de crescimento, sempre é entregar as melhores soluções aos seus Clientes.

Quando se vai consolidar um projeto, pertinente que a Gestão tenha conhecimento de precificar o produto, considerando os inúmeros custos, sabendo calcular a porcentagem do lucro. Será possível alinhar e saber quais serão os recursos/tempo que será necessário para que o projeto seja satisfatório (lucro).

Quando a imprecisão do orçamento, sempre ocorrera um risco comum nas organizações que lidam com produtos “abstratos”, como desenvolvimento de softwares, aplicativos e soluções tecnológicas.

A grande falta de planejamento

Nas Organizações que prestam serviços da tecnologia, costumam atender a diversos clientes ao mesmo tempo, o que demanda o alto nível de dedicação, comprometimento e disciplina, as exigências particulares e prazos de entrega podem ser afetadas.

Várias tarefas, devido à aceitação de um montante de projetos em paralelo, podam acarretar em uma cadeia de situações negativas, sendo em especial, a não percepção da falta de organização, sendo pelos seus gestores, sendo pelos seus colaboradores.

Obsolescência dos processos e tecnologias

Os projetos de TI devem focar, principalmente, nas tendências tecnológicas mais inovadoras e nos lançamentos atuais, pois, essas ferramentas, são constantemente atualizadas devido ao ágil desenvolvimento da indústria de tecnologia.

Quando ocorrer desafios não previstos, teremos um trabalho, no dia a dia, para que os processos e as ferramentas não se tornem obsoletas.

Segurança nos acessos

Informação digitalizada nesse momento, pode-se dizer que, segurança é a palavra-chave, pois representa um dos ativos mais críticos para qualquer empresa. Para que possamos lidar com as questões pertinentes à segurança nos acessos, os projetos de TI vêm tendo uma demanda de crescimento significante.

Será exigido a participação de todos, sendo que o uso dessa demanda, ofereça o recurso para tornar o controle de acesso com vários detalhes

Dentre os temas que estudamos (liderança situacional, teoria LMX, ciclo de vida das equipes, resiliência e coping, inteligência emocional, teorias de motivação, delegação etc.), qual ou quais deles você considera de maior aplicabilidade para lidar com esse(s) desafio(s)? Justifique

Teoria da liderança de troca líder - membro (Teoria LMX)

Falamos agora, de uma das teorias de liderança mais relevantes para o nosso setor e que a Mindsight sempre irá apoiar.

Chamamos de: Teoria Liderança de troca líder-membro ou simplesmente Teoria LMX. Sempre comum encontrarmos também a denominação: LMX Theory (Leader-Member Exchange Theory).

Simplesmente Ela aborda o relacionamento entre líderes e liderados. Sendo que, dfos líderes travam relações com todos os membros da sua equipe. Podemos dizer que existem dois tipos de relacionamento: um de qualidade boa, denominado in-group, pois é como se houvesse um grupo com integrantes interagindo positivamente entre si. E um de qualidade ruim, denominado out- group, pois é como se as pessoas estivessem fora desse grupo.

Sempre que o relacionamento de boa qualidade acontece quando um membro tem alto nível de responsabilidade, consegue ditar positivamente o líder e tem acesso a recursos que em geral seus colegas não conseguem. Esses membros costumam ser mais fiéis ao líder e recebem uma expectativa maior dele.

Sendo o relacionamento de baixa qualidade, acontece quando há baixo suporte oferecido pelo líder. Sendo assim, o membro tem baixa responsabilidade e baixo poder de influência. Portanto, temos aqui o contrário do caso anterior: o líder não cria muitas expectativas em relação a esse membro[pic 2]

Porque está se perguntado agora: Por que estamos falando disso?

Por ser uma questão muito importante: o bom entendimento entre líder e liderado pode predizer muitos aspectos da sua força de trabalho, como desligamento do funcionário, promoção de cargo, produtividade, satisfação e dedicação às atividades da Empresa

Portanto, só de analisar a qualidade da convivência entre a equipe com seus líderes, você consegue extrair pistas reveladores sobre o que vai acontecer no futuro.

Um exemplo totalmente simples?

Dando uma pausa no tema “tipos de liderança”. Vamos para algo mais lúdico e menos técnico.

Vamos imaginar uma escola. Uma aula de redação.

Os estudantes considerados in-group terão um bom nível de interação com a professora de redação (suponha que o aluno Cristiano pertença a este grupo). Os estudantes out-group não terão esse mesmo nível de interação com ela (sendo o exemplo, a Ana).

Tendo o Cristiano uma excelente relação com a professora e até mesmo um estilo de escrita parecido com o dela, é provável que lhe dê mais atenção. Ela terá uma proximidade orgânica com Cristiano, algo digamos assim “natural”. O canal de comunicação entre eles será bem fluido, e ele se verá que há uma troca boa entre a professora e o seu grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com