TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Salário motiva?

Por:   •  28/9/2015  •  Monografia  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1- PASSO 1

Salário motiva?

        Toda pessoa sente a necessidade de sentir se realizado e seguro. A maneira de isso acontecer pra cada individuo é obtendo recursos para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

        Em uma empresa para que os funcionários sintam se realizados é necessário que os mesmos sejam motivados. A palavra motivo vem do latim motivus que significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma para algum objetivo. Nas empresas o fator salário é uma forma de motivação.

        Todo funcionário em uma procura de emprego ou de mudança de cargo sempre visiona o quanto irá ganhar, pois através de seu ganho ele poderá definir planos e estabelecer se serão possíveis realiza los em determinado prazo.

        Infelizmente o dinheiro é a base para construir sonhos e realizar projetos, já que todo sonho por menor que seja tem um custo, seja ele menor ou maior. A grande dificuldade muitas vezes de uma empresa manter um funcionário é por causa do salário oferecido ou falta de benefícios que agreguem sua renda. Lógicamente não podemos exigir um valor a mais do que esta proposto na categoria de acordo a função permitida na lei ou convenção sindical mas as empresas podem apresentar benefícios que ajudarão os seus funcionários se sentirem em partes satisfeitos, pois embora o dinheiro seja a base pra muitas realizações ele não é tudo pra fazer uma pessoa feliz ou realizada.

        A questão é que precisamos de dinheiro para pagar contas, comprar o necessário e que nos permita ter o além do básico ou uma necessidade. Mas por outro lado o ser humano em uma empresa precisa ser motivado de várias maneiras e não somente uma, ele sente necessidade de sentir se importante e que não esta sendo apenas usado para obter lucros, pois isso o deixaria inseguro quanto sua estabilidade profissional. Imagine uma pessoa trabalhando sabendo que se ficar doente por mais que ele trabalhe  e se desempenhe em sua função o funcionário que não se dedica tanto quanto ele pode permanecer na empresa e ele ser mandado embora por causa de atestado médico? Então esse funcionário por mais que ganhasse muito bem estaria desmotivado por sentir que a empresa não se importa com seu bem estar físico e sim com o lucro que ele oferece para a empresa enquanto esta desempenhando sua função seja com dedicação ou não, desde que ele mantenha o lucro para a empresa é o que importa.

        O funcionário quando recebe uma promoção na própria empresa independente do salário a ganhar o primeiro impacto que ele sente é que esta sendo valorizado, depois lógico ele analisará a proposta de remuneração. Então constitui que o salário é com certeza o principal fator de motivação mas ele por si só não garante a sua realização profissional e permanência dentro de uma  empresa, pois ele também tem a necessidade de sentir se importante, útil e seguro. Às vezes dependendo da estabilidade que uma pessoa atingiu financeiramente ela prefere ganhar pouco menos a do que trabalhar em uma empresa onde sua saúde esta em risco, onde não tem tempo pra lazer e existem muitas cobranças.  Por isso hoje a área de RH tem se preocupado com palestras motivacionais e premiações, planos de carreiras e melhoramento no bem estar físico e mental do funcionário e isso tem obtido resultados satisfatórios entre empresas e empregados.

Definição das Teorias Motivacionais

Abraham Maslow

Teoria da Hierarquia das Necessidades  

Frederik Herzber

Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais

David MacClelland

Teoria da Motivação pelo êxito e/ou medo

Autorealização

Autoestima

Sociais

Segurança

Fisiológicas

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica como citado.

Fatores higiênicos: estímulos externos que melhoram o desempenho mas  não causam motivação.

Fatores motivacionais internos: os quais geram sentimentos de reconhecimento e autorealização.

Poder

 Afiliação

Realização

Tais necessidades são “secundárias”, para o autor e são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com