TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Operacional Linux

Trabalho acadêmico: O Sistema Operacional Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA

O Sistema Operacional Linux tem como base o Unix criado nos laboratórios Bell no fim da década de 60 e inicio da década de 70.Esse sistema operacional gerou algumas versões gratuitas e ,abertas como o MINIX, que foi criado inicialmente para fins didáticos. Em 1991 Linus Tovalds, até então um estudante de informática da Universidade de Helsinki, Finlândia lançou o LINUX como sistema Operacional aberto e gratuito. Após isso vários programadores do mundo inteiro têm contribuído com melhoras e avanços do LINUX.

LINUX

O Linux é um sistema operacional de código fonte aberto parecido com o Unix, originalmente escrito por Linus Torvalds com a ajuda de vários outros desenvolvedores ao redor do mundo. É o mais notável e importante exemplo de software livre. Uma vez que todos podem usá-lo, alterá-lo e redistribuí-lo, o sistema teve um crescimento exponencial, que faz com que o projeto, a cada dia, agregue mais usuários e desenvolvedores, inserindo melhorias e funcionalidades em seu código fonte.

É possível obter o Linux na forma de distribuições, que são pacotes de software contendo o kernel Linux e vários outros aplicativos livres,como suítes para escritório, ambientes gráficos, editores de imagens, navegadores de internet etc. Essas distribuições podem ser adquiridas gratuitamente pela internet, via download dos CDs de instalação ou via aquisição do CD que alguma empresa vende. O custo do Linux, neste último caso, estaria relacionado apenas ao trabalho técnico que a empresa teve para empacotá-lo, e a gastos como confecção de caixinhas e manuais de instalação. Cada distribuição reúne a coleção de software mais apropriada para o seu público alvo.

KERNEL

Kernel pode ser entendido como o núcleo do sistema operacional, isto é, como a parte essencial deste. Cabe ao kernel fazer o intermédio entre o hardware e os programas executados pelo computador. Isso significa que a junção do kernel mais os softwares que tornam o computador usável (drivers, protocolos de comunicação, entre outros), de acordo com a sua aplicação, é que formam o sistema operacional em si.

Para compreender melhor, você pode imaginar o kernel como sendo o chassi de um veículo. De acordo com a aplicação em questão, uma montadora pode adquirir um chassi e utilizá-lo para montar um carro para transportar cargas ou, se a necessidade for esta, para construir um automóvel de passeio para uma família.

Perceba que o kernel não é, necessariamente, um software manipulável pelo usuário. Ou seja, não se trata de algo tão simples a ponto de poder ser instalado e, logo em seguida, estar pronto para uso, como um programa de edição de textos, por exemplo. O kernel é uma base complexa, que serve de estrutura para o sistema, atuando nos "bastidores". Assim, o usuário sequer precisa saber de sua existência para poder utilizar o computador.

CARACTERÍSTICAS DO LINUX

* É livre e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers e contribuidores espalhados ao redor do mundo que tem como objetivo a contribuição para a melhoria e crescimento deste sistema operacional.

Muitos deles estavam cansados do excesso de propaganda (Marketing) e baixa qualidade de sistemas comerciais existentes.

* Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (com o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador.

* Multitarefa real

* Multiusuário

* Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres)

* Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, PowerPc, ARM, Unix, Windows, DOS, etc.

* Proteção entre processos executados na memória RAM

* Suporte a mais de 63 terminais virtuais (consoles)

* Modularização - O GNU/Linux somente carrega para a memória o que é usado durante o processamento, liberando totalmente a memória assim que o programa/dispositivo é finalizado

* Devido a modularização, os drivers dos periféricos e recursos do sistema podem ser carregados e removidos completamente da memória RAM a qualquer momento. Os drivers (módulos) ocupam pouco espaço quando carregados na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com