TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA REVERSA DE PNEUS

Por:   •  3/5/2017  •  Monografia  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANDRÉ GULARTE VIANA RA – 5809110849

DANIELA BILHALVA VIANA RA - 4251863284

A GESTÃO DA PRODUÇÃO NA LOGÍSTICA REVERSA NA PRODUÇÃO DE PNEUS

PELOTAS

2016


 ANDRÉ GULARTE VIANA RA – 5809110849[pic 2]

DANIELA BILHALVA VIANA RA - 4251863284[pic 3]

A GESTÃO DA PRODUÇÃO NA LOGÍSTICA REVERSA NA PRODUÇÃO DE PNEUS

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia da Faculdade Anhanguera de Pelotas como requisito avaliativo para a obtenção do grau de Engenheiros de Produção


.

Pelotas

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

        1.1 PROBLEMA        6

2.        OBJETIVOS        6

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................8-17

5.        METODOLOGIA        18

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        19

7.        REFERÊNCIAS        20

        


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em uma sociedade consumista, que durante muito tempo usou recursos naturais sem se preocupar com o futuro, mas com o passar dos anos e muita luta essa ideologia vem sendo mudada, pois se descobriu que esses recursos na maioria são ou vem se tornando cada vez mais limitados. Dessa forma veio à pressão, por uma parte da sociedade, para que haja ligação de atividades de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ou seja, progredir sem comprometer gerações futuras.

A logística reversa surgiu para tratar desses assuntos. É uma nova área da logística. Sua abordagem diz respeito a todas as atividades logísticas envolvendo um produto usado ou rejeitado pelo consumidor, até sua reintegração ao ciclo produtivo. A rede reversa lida com quatro grandes princípios: redução, substituição, reuso e reciclagem. O fluxo reverso dos materiais ganhou atenção diante da poluição causada pelos lixos urbanos e a escassez de recursos até bem pouco tempo considerados abundantes em nosso planeta, como água, florestas e minerais diversos.

Desde o século XIX, o pneu tecnicamente conhecido como pneumático, se faz presente na história da humanidade, devido aos benefícios proporcionados no deslocamento de veículos que possuem rodas, tendo como principal matéria prima à borracha que chega a apresentar 48% da massa de um pneu destinado a veículos leves. “O pneu é essencial para o funcionamento de veículos automotores e bicicletas” (REZENDE,2004).

Um pneu pode demorar até 600 anos a indeterminado tempo para se decompor. Sua composição química contém substâncias tóxicas que podem ser liberadas na atmosfera e contaminar o solo, lençóis freáticos e cursos de água. Por possuir cerca de 10 litros de óleo no material, o risco de incêndio é sempre presente, com uma fumaça altamente tóxica. Sua forma retém água que permite a proliferação de insetos nocivos transmissores de doenças, como a dengue, chikungunya e zica vírus.


1.1 PROBLEMA

Quais são os benefícios da Gestão da Produção na Logística reversa de pneus?

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL

Verificar quais são os benefícios da Gestão da Produção na Logística reversa de pneus

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar como ocorre a logística reversa

- Identificar as diferentes formas de produção de pneus

- Determinar a importância da logística reversa de pneus


  1. JUSTIFICATIVA

 Espera-se que com esse estudo se encontre uma solução viável e por sua consequência permanente para o grande problema da poluição ambiental que causam os pneus após sua vida útil.

Será beneficiada toda a população, com menos riscos de desenvolvimento de doenças além de garantir a qualidade de vida futura.

A logística reversa ela consiste em um processo que as empresas realizam para recuperar seus produtos com a intenção de reutilização, revenda, remanufatura, reciclagem e disposição final. A revenda ou remanufatura pode ser consequência de materiais defectivos vindos do fornecedor, ou insatisfação por parte do cliente e a reciclagem pode ser utilizada para recuperação de insumos e utilização em novos processos de manufatura, ou até mesmo ser exigida por motivos legais. Se a logística tradicional já foi reconhecida pelas empresas como uma área estratégica, a logística reversa vem ganhando cada vez mais espaço.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1Gestão

A gestão é um processo que busca obter resultados sejam de bens ou serviços, juntando esforços conjuntos e contínuos na existência de uma organização que buscam atingir um objetivo em comum interpretando os objetivos propostos; sejam eles planejamento, organização, direção e controle do processo.

 “s.f. Administração; ação de gerir, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares”. (www.dicio.com.br/citação/).

 

           4.2 Logística reversa

            A reutilização de produtos e materiais não é um fato novo. A reciclagem de metais, plásticos e papéis são processos realizados já há algum tempo. Nesses casos, a reciclagem se justifica, pois, a recuperação é algo mais vantajoso economicamente do que a simples disposição final. Entretanto, com a crescente preocupação com o meio ambiente, a importância do reuso vem tomando maiores proporções. Ao invés de fluxo único dos materiais, a ideia de ciclo é cada vez mais empregada. Em todos os casos, a oportunidade de reutilização deu origem a um novo fluxo de materiais, partindo do consumidor e chegando ao fornecedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (269.7 Kb)   docx (261 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com