TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA COMO UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO DE BATERIAS AUTOMOTIVAS

Por:   •  7/9/2018  •  Monografia  •  5.602 Palavras (23 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 23

LOGÍSTICA REVERSA COMO UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA PRODUÇÃO DE BATERIAS AUTOMOTIVAS

Raphael Ferreira Lima Resende[1]

Roger Antonio Rodrigues[2]

RESUMO

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a logística reversa e sua aplicação em uma empresa de baterias automotivas, tendo como objetivo a apresentação dos benefícios de sua implantação. A responsabilidade dos fabricantes de baterias em realizar a correta destinação dos produtos pós-consumo está estabelecida na legislação, aumentando o comprometimento das empresas em desenvolver procedimentos em conformidade com a legislação brasileira. Estes procedimentos oferecem a organização uma vantagem competitiva, melhorando sua imagem corporativa por estar protegendo o meio ambiente das ameaças dos materiais perigosos que compõem as baterias. Foram abordados aspectos importantes em relação à logística reversa, demonstrando os procedimentos de coleta por parte da empresa estudada, os cuidados com o transporte, armazenamento e reciclagem, mostrando a importância do retorno deste material ao ciclo produtivo e ao meio ambiente. O trabalho foi realizado através do método de estudo de caso, que é caracterizado como um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente. O método do estudo de caso é considerado hoje um dos métodos mais adequados para demonstração da realidade de uma organização. O descarte inadequado de baterias pode contaminar o meio ambiente, a saúde humana, pois devido seu nível de toxidade, o chumbo das baterias proporcionam doenças e sérios riscos de vida. Os benefícios do descarte seletivo, da reciclagem e reutilização de resíduos são notórios, porém é necessária a existência de uma estrutura logística bem aplicada.

Palavras-chave: Logística Reversa. Baterias Automotivas. Reciclagem. Redução de custos.

1 INTRODUÇÃO

O tema de uma pesquisa deve ater-se aos seguintes critérios: importância, originalidade e viabilidade (CASTRO, 1978).

A importância desta pesquisa é evidenciada pelo fato das baterias terem uma produção que utiliza componentes que são poluidores, pois, após sua vida útil, precisam ser destinados adequadamente. Por este motivo, é que cada vez mais o conceito de logística reversa está evoluindo, onde a preocupação ambiental, social e econômica é evidente, e ganha destaque na sociedade a aplicação desta prática.

Atualmente há uma grande demanda, pela prática da logística reversa, no mercado devido à evidência dos problemas ambientais, onde Muller (2005, p. 24) demonstra que o perfil do novo consumidor é de preocupação com o meio-ambiente, tendo a consciência dos danos que dejetos podem causar em um futuro próximo.

Portanto, quando a bateria se torna inutilizável entra em questão a logística reversa, para que a carcaça agora inutilizável da bateria retorne devidamente para seu fabricante ou terminais de reciclagem, onde o produto será reaproveitado, afetando diretamente no custo da produção de novas baterias.

Com a retirada do plástico, restam as placas de eletrólitos e o fluido do interior da bateria que afetam o meio ambiente, que por sua vez é potencialmente perigoso. Seu descarte é seletivo, sendo por meio de uma descontaminação, incineração ou destinado aos aterros industriais controlados, sendo também em sua grande parte reciclado.

Como a aplicação da logística reversa está bastante difundida atualmente, ela se torna uma ferramenta de grande utilidade para as empresas, sendo necessária uma boa aplicação e fundamentação para que possa atingir resultados satisfatórios.

As empresas buscam referências na legislação e exigências mercadológicas, para solucionar diversos impasses em relação à coleta e distribuição de bens de pós-consumo, pois além de existir programas para implantação da logística reversa, a sociedade também deve contribuir para que o retorno seja realizado de forma eficaz e correto, surgindo assim o problema de como garantir um retorno efetivo das baterias certificando um descarte devidamente correto sem gerar danos ambientais, e como a reciclagem irá afetar na produção de novas baterias.

O objetivo deste estudo é apresentar o processo de logística reversa de baterias automotivas, identificando como é feito o transporte, armazenagem e reciclagem das baterias, no fim de sua vida útil, além da metodologia usada para o retorno deste produto, partindo do consumidor até o fabricante, mediante os aspectos ambientais.

De acordo com Barbieri e Dias (2002, p. 58) a logística reversa deve ser vista como uma ferramenta para adquirir uma produção e consumo sustentável, gerando um ciclo de desenvolvimento sustentável, onde os produtos usados tornam-se num futuro próximo, itens reciclados, dentro de uma mesma linha de produção, proporcionando uma melhoria nos custos envolvidos.

Este trabalho foi realizado através do método de estudo de caso, onde conforme explica Godoy (1995, p. 25), é caracterizado como um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente.

Portanto, as organizações estão cada vez mais atentas sobre o seu papel social diante da sociedade, não somente pensando na possibilidade de evitar prejuízos, mas também pretendendo reduzir os custos de produção com a utilização de materiais reciclados, tornando este estudo de fundamental importância, uma vez que a apresentação das informações pode facilitar o processo de tomada de decisão para as organizações.

2 LOGÍSTICA REVERSA

A crescente preocupação ecológica dos consumidores, as novas legislações ambientais, os novos padrões de competitividade de serviços ao cliente e as preocupações com a imagem corporativa tem incentivado cada vez mais a criação de canais reversos de distribuição que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente.

Segundo Leite (2003, p. 21) esse crescimento da sensibilidade ecológica tem sido acompanhado por ações de empresas e governos, de maneira reativa ou proativa e com visão estratégica variada, visando amenizar os efeitos mais visíveis dos diversos tipos de impactos ao meio ambiente, protegendo a sociedade e seus próprios interesses.

A administração logística, historicamente, não foi visto nas empresas como uma atividade que pudesse agregar valor a seus produtos e serviços. Este panorama está mudando em razão de diversos fatores, entre eles estão: sistemas de informação mais eficientes a um custo menor; melhoria na tecnologia de movimentação e armazenamento de materiais; métodos mais eficientes de controle de produção e estoque; e outros fatores que permitem o melhor planejamento e execução das atividades da área. Assim, a área tem recebido destaque, e sua imagem como geradora de custos, passou para atividades que podem gerar diferenciais competitivos para as mesmas. (Leite, 2003, p. 21)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com