TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística reversa: redução de custos e reciclagem de embalagens de garrafas Pets

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

LOGÍSTICA REVERSA: REDUÇÃO DE CUSTOS E RECICLAGEM DAS EMBALAGENS DE GARRAFAS PETS

Vera Cristina Faria de Oliveira Santos

RESUMO

A logística reversa, ao longo dos anos, teve sua maior importância, tanto internacional quanto nacional. Devido ao poder de crescimento nesta área, o artigo apresenta uma visão geral sobre a logística reversa, conceitos, aplicações e retornos financeiros das empresas, devido a redução nos custos, por meio das reciclagens e reaproveitamento de todo material descartado.

PALAVRAS-CHAVE: logística reversa, redução de custos, reciclagem.

ABSTRACT

Reverse logistics, over the years, had its greatest importance, both international and [1][2]national. Due to the power of growth in this area, the article presents an overview of reverse logistics concepts, applications and financial returns of enterprises due to reduction in costs through recycling and reuse of all waste material.

KEY-WORDS: reverse logistics, cost reduction, recycling

        

  1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho mostra que atualmente, a Logística Reversa vem assumindo um lugar de destaque dentro das organizações, porém sempre existiu, mas era tratada de forma secundária, buscando mostrar oportunidades de redução de custos por meio do gerenciamento da cadeia de valor da empresa, com o desenvolvimento de todos os componentes. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de levantamentos em fontes secundárias, a qual compreendeu consultas em livros, artigos científicos, possibilitando uma visão geral de como as empresas administram a tarefa da logística reversa para obtenção de redução de custos e integração da logística reversa no conceito e operacionalização da logística convencional aplicada ao foco de reciclagem. Também devemos considerar que para as empresas e organizações de forma geral a logística reversa pode ser o caminho para novas oportunidades para aumentarem seus lucros, desenvolverem novos recursos e fontes de matérias-primas, além do desenvolvimento tecnológico e o próprio desenvolvimento da logística reversa.

Produtos e materiais que anteriormente eram simplesmente descartados agora passam a ser reaproveitados e fazem parte do processo produtivo novamente.

Destaca-se a sua importância no meio econômico e social, através da reciclagem, no aproveitamento de materiais e contribuindo com o meio ambiente, trazendo ganhos financeiros através da prática da Logística Reversa.

 

  1. OBJETIVOS

Diante do cenário apresentado, o presente trabalho terá o objetivo de como as empresas administram a tarefa da logística reversa para obtenção de redução de custos e integração da logística reversa no conceito e operacionalização da logística convencional aplicada ao foco de reciclagem.

  1. METODOLOGIA

O presente artigo foi baseado com pesquisa descritiva, que segundo Rampazzo (2002) apud Souza Sueli (2011) et al Fonseca Sérgio (2011), tem como função de observar, registrar, analisar e correlacionar-se os fatos, sem interferência do pesquisador, sendo baseado em pesquisas bibliográficas. Diante de consultas de  artigos científicos, permite-se uma visão geral como as empresas manejam a logística reversa na redução de custos e na logística convencional aplicada na base da reciclagem.

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

        

  1. CONSIDERAÇOES GERAIS SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA

  1. O que é a Logística Reversa

        

De acordo com o conceito apresentado pelo Reverse Logistics Executive Council (2004), que define a logística reversa como o “processo do planejamento, implementação e controle da eficiência e custo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correlacionadas do ponto do consumo ao ponto de origem com o propósito de recapturar valor ou para uma disposição apropriada”.

[pic 1]

Figura 1 - Processo Logístico Reverso

Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Log%C3%ADstica_reversa.gif acesso em 29/03/15

A logística reversa envolve todas as operações relacionadas à reutilização de produtos e materiais na busca de uma recuperação sustentável, variam desde uma revenda de um produto até abrangerem a diversas etapas como: coleta, inspeção, separação, levando a uma remanufatura ou reciclagem. Suas definições dependem da empresa e seu segmento.

[pic 2]

Figura 2 - Gerenciamento de Cadeias de Suprimentos Direta x Reversa

Fonte: Adaptado de Rogers & Tibben-Lembke (1999, p.5).

“Logística reversa pode ser entendida como sendo o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado” (LACERDA 2002) apud SOUZA SUELI et al, FONSECA SÉRGIO.

  1. A importância da Logística Reversa

Reaproveitamento e remoção de refugo estudam e gerenciam o modo como os

 subprodutos do processo produtivo serão descartados ou reincorporados ao

 processo. Devido a legislações ambientais, cada vez mais rígidas, a

 responsabilidade do fabricante sobre o produto está se ampliando. Além do refugo

 gerado em seu próprio processo produtivo, o fabricante esta sendo

 responsabilizado pelo produto até o final de sua vida útil. Isto tem ampliado uma

 atividade que até então era restrita as suas premissas.

A importância da logística reversa pode ser vista em dois randes âmbitos: o econômico e o

 social. O econômico refere-se aos ganhos financeiros obtidos a partir de práticas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com