TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: REESTRUTURAR TANTO FINANCEIRAMENTE QUANTO LEGALMENTE A EMPRESA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS ENERGY

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.795 Palavras (16 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO DE SOBRADINHO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

BRUNO BENONE FREIRE FRANÇA - RA: 4191740950

DESAFIO PROFISSIONAL: REESTRUTURAR TANTO FINANCEIRAMENTE QUANTO LEGALMENTE A EMPRESA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS ENERGY.

DISCIPLINAS NORTEADAS:

Direito Empresarial

Tecnologia de Gestão

Responsabilidade social e Meio Ambiente

TUTOR: Professor Luciano Quevedo

Brasília/DF

2016

BRUNO BENONE FREIRE FRANÇA - RA: 4191740950

 

DESAFIO PROFISSIONAL: REESTRUTURAR TANTO FINANCEIRAMENTE QUANTO LEGALMENTE A EMPRESA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS ENERGY.

Trabalho em grupo apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação no Desafio Profissional, norteado pelas disciplinas Matemática; Processos Gerenciais; Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, da Universidade Anhanguera UNIDERP- EAD Brasília, DF.

Tutor online:

Luciano Quevedo

Brasília/DF

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 03

  • Teorias da administração presente na Empresa ............................................. 04
  • Custo de Produção …..................................................................................... 06
  • Regulamentação de terceirizados – Contrato Prestação Serviços ................ 07
  • ERP – Software para Gestão Empresarial ...................................................... 13
  • Desenvolvimento sustentável – descarte responsável de baterias ................. 15

REFERENCIAS .........................................................................................................17

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo avaliar a empresa Energy, uma empresa de baterias automotivas, que até o presente momento tinha uma administração arcaica, fazendo uso, ainda, da Teoria Cientifica da Administração, dando ênfase nas tarefas e a padronização do trabalho. Porém a empresa será assumida pelos filhos do atual dono que pretendem humanizar a organização.

        Fizemos ainda uma análise sobre as Teorias Administrativas utilizadas pelos administradores e auxiliamos em uma pequena projeção sobre a produção da empresa e sobre o pagamento de sua folha salarial. Foi ainda elaborado um contrato para legalizar a mão de obra terceirizada. Mencionamos ainda que nessa nova fase da empresa seria muito importante ter um ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema de gestão empresarial, um software para auxiliar os novos gestores nas projeções futuras de gastos e faturamento.

        Ao final elaboramos um plano de ação e destacamos a importância do descarte responsável de baterias automotivas, mencionamos a resolução ambiental do CONAMA e as vantagens de uma empresa se preocupar com o desenvolvimento sustentável.

  • TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PRESENTE NA EMPRESA.

        A empresa Energy tem como característica a ênfase nas tarefas e a padronização do trabalho, planejamento das tarefas e pela especialização dos funcionários. Centralização também se faz presente na forma de administrar a empresa.

Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração. (CHIAVENATO, 2005, p. 56).

        Observando as características da empresa Energy logo percebemos os traços da Administração Cientifica, que foi introduzida por Taylor. Dentro da teoria de Taylor o principal foco é aumentar a produção e padroniza-la, de forma que se produza mais em menos tempo. Não há preocupações com o bem estar dos colaboradores e a Administração da empresa é centralizada em uma única pessoa.

        A ênfase na tarefa é outra característica desse tipo de administração, que analisa de forma meticulosa o tempo para a execução das tarefas e a especialização do trabalhador, permitindo assim criar um padrão comportamental.

Quando percebemos que a empresa estava trabalhando ainda com esses padrões administrativos nos surpreendemos por ela não ter indo à falência, uma vez que, esse padrão deixou de existir a partir da Revolução Industrial.

Verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. (CHIAVENATO, 2005, p. 54).

        A época em que Taylor desenvolveu essa teoria ela era bem aceita pois visava unicamente o enriquecimento do patrão, e os operários que ainda não tinham direitos trabalhistas e viviam em extrema “miséria” social, também se “beneficiavam” desse sistema, pois quem trabalhasse mais ganharia mais.

O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis. (CHIAVENATO, 2005, p. 58).

A maior contribuição taylorista foi a padronização da produção, aumentando a eficiência em produzir mais em menos tempo. As maiores críticas sobre esse sistema de Taylor é sobre a robotização do operário.

A empresa Energy vai passar por um processo de mudança significativo, pois os novos gestores, Marcos e André, que irão assumir a empresa pretendem humanizar o trabalho operário, tendo em vista que eles entendem que os trabalhadores não estão ali apenas pela recompensa financeira.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas no seu local de trabalho, isso faz com que a Teoria das Necessidades seja importante para a Gestão de Pessoas, pois, hoje, a satisfação pessoal torna o funcionário mais produtivo e mais envolvido com a empresa. Vemos nisso os traços de Maslow e percebemos que é uma mudança necessária para o crescimento da Energy no mercado. Marcos assumirá o departamento pessoal da empresa e esse é um passo muito importante para a humanização da empresa, que é uma das novas propostas desses novos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com