TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LTCAT Metalurgica

Por:   •  6/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO PRODUTIVO DA FABRICAÇÃO DOS FOGÕES A LENHA

Moldagem das peças fundidas

Os moldes para a produção da chapa, tampas, argolas, calço, pés, reforço da porta, ferro cinza e grelha do fogão a lenha, são preparados com areia seca e resina fenólica sendo sua secagem acelerada com catalisador a base de trietilamina.

Fusão

Em dois fornos de indução, as sucatas juntamente com os aditivos são fundidos, após a fundição o material é descarregado em cadinhos conduzidos por ponte rolante, que se movem até próximo dos moldes, onde é transferido o ferro derretido para cadinhos menores, que através de uma ação manual são transportados até os moldes e derramados nos mesmos para a posterior formatação da peça desejada.

Resfriamento

Os moldes cheios de ferro fundido ficam nos pavilhões para o resfriamento, uma área coberta e seca por 08h.

Desmoldagem

Após o resfriamento as peças são retiradas dos moldes e encaminhadas ao acabamento.

Acabamento

As peças desmoldadas quando chegam no Setor de Acabamento e Rebarbeamento, são submetidas aos processos de Jateamento, através de jato à granalha; Esmerilhamento e Polimento.

Corte, furação e estamparia

Com auxílio de prensas hidráulicas, excêntricas e guilhotinas é executado o corte, furação e estampagem das peças metálicas (chapas e canos), para a fabricação das laterais, portas, gavetas e acessórios dos fogões.

Esmaltação

As peças fabricadas no setor de corte, através de pintura por imersão, recebem um fundo de esmalte misturado em água. A secagem das peças esmaltadas é realizada em forno com temperatura de 840º C.

As peças não esmaltadas, são pintadas por imersão com tinta de secagem rápida e penduradas para secagem em varal.

Decapagem

As peças passam por uma seqüência de banhos desengraxante com a finalidade da remoção de resíduos como óleo e graxas, aderidos na superfície das peças.

Após os banhos desengraxantes, ocorre o banho por imersão das peças, com ácido crômico.

Montagem

Esta etapa consiste na montagem da estrutura dos fogões: chassi, chapa, frente, lados, colunas, ferros e almofadas, revestir com tijolos, pintar a parte interna de queima dos fogões, e embalar em caixas de papelão.

PROCESSO PRODUTIVO DA FABRICAÇÃO DE CARRINHOS DE MÃO

Com auxílio de prensas hidráulicas, excêntricas e guilhotinas é executado o corte, furação e estampagem das peças metálicas (chapas e canos), para a fabricação das caçambas, aros das rodas, estruturas dos pés, travessas dos pés, travessas de cabo e frente.

As caçambas e aros moldados passam pelo recorte das sobras laterais através de máquina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com