TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo Técnico Secadores de Grãos

Por:   •  13/11/2018  •  Resenha  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  4.586 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

 [pic 3]

LAUDO TÉCNICO

 

COMPARATIVO DOS SEGUINTES MODELOS DE SECADORES DE GRÃOS:

  • MU 8900893-6 (MACIESKI);
  • MU 8702624 (Titular: Indústria e Comércio de Máquinas Polidryer LTDA – ME);  
  • PI 0304399;
  • CT/193/EMBRAPA-CNPSA,OUTUBRO/1992.

 

 

 

Rua Rui Barbosa, nº 395 – Sala 2 – Centro – Tubarão – SC

Telefone / Fax: 48 3626-4749

E-mail: alveszamparetti@gmail.com

 

 

 

 

Sumário

 

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - MODELO MU8900893-6 (MACIESKI)        4

LTDA – ME)        7

4 – MODELO PI 0304399        10

5 - CT/193/EMBRAPA-CNPSA,OUTUBRO/1992        13

6 - CONCLUSÃO        17

3 -MODELO MU 8702624 (Titular: Indústria e Comércio de Máquinas Polidryer

 

7 - ANEXOS ............................................................................................................... 20 ANEXO I – ESTUDO REALIZADO PELO INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS . 21

ANEXO II – ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE CONTIDAS EM MANIFESTAÇÃO DE PARECER TÉCNICO ........................................................... 28

ANEXO III – PATENTE DO MODELO PI0304399................................................... 37

ANEXO IV – COMUNICADO TÉCNICO – EMBRAPA  - CT/193/EMBRAPACNPSA,OUTUBRO/1992 ........................................................................................ 55     ANEXO V – ART – ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA...................61

 

 

 

 

 

 

COMPARATIVO DE MODELOS DE SECADORES, ASPECTOS CONSTRUTIVOS E FUNCIONAMENTO.

 

1. INTRODUÇÃO

 

Os secadores de grãos são dispositivos empregados para retirar a umidade dos grãos, utilizando calor proveniente de diversos processos que, em geral, usam a lenha como combustível.  

Ao longo dos anos, foram realizadas algumas alterações para melhorar e aprimorar o funcionamento desses produtos, baseando-se em experiência na utilização, adequações técnicas e estudos realizados ao longo dos avanços tecnológicos.

As disposições dos equipamentos, a estrutura, as características de projeto, o layout do produto e as técnicas aplicadas, são fundamentais para um bom funcionamento, eficiência e um produto final de qualidade.

A principal dificuldade nesses processos, é como conseguir uma boa disposição dos equipamentos para que se obtenha um projeto final adequado. Escolher os equipamentos e sistemas térmicos corretos, alterar o lugar e sua disposição no ciclo, melhorar o fluxo de calor, torná-lo homogêneo, consumir o mínimo de combustível e alcançar boa qualidade do produto final, são desafios que necessitam de inovação, técnicas e estudos, afim de que se consiga chegar a projetos cada vez mais simples, aprimorados e com os resultados esperados.  

 

 

 

2. MODELO MU8900893-6 (MACIESKI)

 

O modelo MU8900893-6 - Macieski é composto por uma fornalha de queima à lenha posicionada na parte central e com os depósitos de secagens de grãos distribuídos em ambos os lados.  

O bom funcionamento do modelo é comprovado com o uso nas aplicações de secagem e em estudos específicos de secagem de grãos de café, conforme demonstra o estudo feito pelo INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS (ANEXO I, Fls. 22 - 27).

 O modelo de secagem de grãos, em especial o de pequenos produtores, tem funcionamento bastante comum e aspectos construtivos simples. Contudo, é importante salientar que adaptações feitas com base na experiência e no uso dos equipamentos ao longo do tempo, trazem novas características que aprimoram o processo, bem como benefícios ao produto final.

 No caso do modelo MU8900893-6 - Macieski, existem dois aspectos que destacaremos: primeiramente, o aspecto construtivo; em segundo, suas propriedades de funcionamento e regulagem.

Quanto ao aspecto construtivo, o modelo o modelo MU8900893-6 - Macieski possui uma distribuição bem elaborada dos secadores propriamente ditos pelos dois lados da fornalha, o que, a princípio, utiliza a energia térmica gerada da fornalha à lenha de forma mais eficiente, não utilizando dutos para a transferência de calor, tampouco acessórios sofisticados no processo.  

Nesse processo, o calor chega por fogo indireto, uma vez que o ventilador retira o fluxo quente da fornalha por convecção forçada e o leva até os grãos, não havendo probabilidade de frente de chama queimando a massa ou parte dela.  

Encontrou-se no modelo MU8900893-6 - Macieski, um tamanho adequado para a secagem de grãos, que consegue comportar um certo volume e possui eficiência na produção, podendo ser confirmada pelos os estudos do  Professor Caixeta, realizado no IF Sul de Minas, onde se comprova boa qualidade do café (ANEXO I, Fls. 22 - 27).  

Outro ponto que cabe a este tópico é que a tela e o suporte de madeira do produto modelo Macieki possuem particularidades que apresentam melhorias nos processos de secagem, pois distribuem a passagem de calor através da tela e evitam a queima dos grãos, bem como excluem a necessidade de um operador para a movimentação da carga, uma vez que não se apresenta queima no processo e qualidade no produto, conforme pode ser observado nas descrições do fabricante em anexo (ANEXO II, Fls. 29 - 36).  

Já o funcionamento e regulagem do produto são aspectos primordiais quando falamos em processos de queima e distribuição de calor. A regulagem do fluxo de ventilação correta e a da temperatura ideal estão amplamente relacionadas e são decisivas para a qualidade final do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (915.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com