TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo Técnico de Avarias

Por:   •  5/6/2017  •  Bibliografia  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

  1. - Introdução
  1. Solicitante
  2. Tipologia
  3. Data de vistoria
  4. Conceitos técnicos
  1. - Objetivo
  2. - Metodologia aplicada e nível de rigor
  3. - Algumas considerações sobre Impermeabilização
  1. - Infiltrações e vazamentos
  2. - Tipos de impermeabilizações
  1. - Mapeamento das Infiltrações
  2. -Parecer técnico
  3. - Classificação do grau de urgência e conclusões
  4. - Anexos

  1. - Introdução

Edifício recém-entregue (5 anos de idade), pela construtora MFP (Construção e Comércio de Imóveis, Ltda.) sob o nome de Gramado XII, situado na rua Dr. João Sampaio, 339 - Praia Grande, SP.

  1. - Solicitante

Paulo Dias Ignácio, proprietário do apartamento, 142.

   1.2 - Tipologia

Edifício construído sob o sistema construtivo convencional (concreto armado), com 14 (quatorze andares), de uso exclusivamente residencial, sendo que no seu pavimento último é composto por  06 (seis) apartamentos de cobertura do tipo triplex, possuindo ainda em sua última laje, piscina de 12 m³ (ou doze mil litros),também construída sob o mesmo sistema construtivo C.A.(Concreto Armado), área de lazer com churrasqueira (laje logo abaixo da piscina) e ambas expostas (Grande parte não coberta).

   1.3 - Data de vistoria

            A presente vistoria se deu as 11h00, na data de 16 de

            fevereiro de 2016.

           

    1.4 - Conceitos técnicos

              Anomalias: são irregularidades, de qualquer natureza, apresentadas pela edificação e apontadas no ato da vistoria com o intuito de serem sanadas e podemos classificá-las conforme conceitos discriminados:

Anomalias endógenas: são as originadas da própria edificação em consequência de falhas no projeto, nos materiais empregados e/ou na execução dos serviços.

Anomalias Exógenas: são as originadas em consequência de fatores externos provocados por causas no âmbito fora do limite da edificação.

Anomalias Naturais: são as originadas em decorrência exclusivamente de fenômenos da natureza.

Anomalias Funcionais: são as originadas em decorrência do uso normal e do tempo decorrido da edificação.

A classificação quanto ao estado de conservação e recomendação exigidas nas reparações destas anomalias, obedecem aos graus de urgência, em função dos critérios adotados no nível da inspeção realizada, a saber:

Crítico: quando a incidência de anomalias encontradas for considerada como sendo de risco a saúde, segurança e solidez, implicando em falta de condições de uso e em precária segurança.

Regular: quando a incidências de anomalias encontradas for considerada como sendo de risco a funcionalidade, deterioração e comprometimento de uso, implicando na necessidade de reparos.

Satisfatório: quando não existirem anomalias significativas, estando a edificação com uma situação favorável quanto ao uso e a segurança.

2.0- Objetivo

O presente relatório de inspeção tem como objetivo atender a solicitação do condômino Paulo Dias Ignácio, no intuito de quantificar e qualificar os problemas apresentados e relatados pelo mesmo, em seu referido apartamento.

3.0- Metodologia aplicada e nível de rigor

O nível de inspeção predial (ou residencial) é classificado quanto a complexidade da vistoria, quanto à forma na elaboração do documento final com seus relatos e constatações aferidas por observações e fotografias colhidas no local, por medições através de leituras em instrumentos precisos e adequados e pelo número de profissionais envolvidos em cada área específica, se assim o fato demandar. A classificação da inspeção obedece aos seguintes níveis, a saber:

Nível 1 - Inspeção por profissionais técnicos habilitados, com objetivo de identificar as anomalias aparentes e orientar quanto aos procedimentos nas reparações das anomalias apontadas. Este nível se enquadra, ordinariamente, nos imóveis cuja natureza evidencia sistemas e componentes construtivos simples, tais como casas térreas, sobrados e edifícios sem elevadores.

Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias aparentes qualificando com auxilio ou não de equipamentos, elaborada por profissionais técnicos habilitados de diversas especialidades, com objetivo de identificar as anomalias aparentes e orientar quanto aos procedimentos nas reparações das anomalias apontadas. Este nível se enquadra, ordinariamente, nos imóveis cuja natureza evidencia sistemas e componentes construtivos complexos, tais como: galpões industriais, edifícios de múltiplos andares com elevadores, etc.

Nível 3 - Vistoria para a identificação de anomalias aparentes, e das ocultas constatáveis com auxílio de equipamentos, incluindo testes e ensaios locais e/ou laboratoriais específicos, elaboradas por profissionais técnicos habilitados de diversas especialidades, contendo indicação de orientações pertinentes. Este nível se enquadra, ordinariamente, nos imóveis com suspeitas de vícios ocultos significativos.

A expedição deste documento segue orientação da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas e do IBAPE (SP) - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia no sentido de qualificar o nível de rigor de vistoria na identificação das anomalias ora verificadas. Adotamos a metodologia de aferição visual, “in loco”, e estabelecemos o nível de rigor , do tipo, Nível 1 (classificação recomendada pelo IBAPE- SP, pois neste caso o edifício apesar de múltiplos andares e com elevadores, não é o objeto deste laudo, é de ínfima idade e o objeto em causa, é inicialmente, de um apartamento somente).

4.0 - Algumas considerações sobre as anomalias referentes às infiltrações e / vazamentos

Entre as anomalias mais recorrentes observadas nas edificações estão as infiltrações e/ou os vazamentos os quais, individualmente ou de forma combinada, ocorrem em unidades autônomas dos edifícios, assim como entre unidades autônomas e as áreas comuns do mesmo. Assim, as infiltrações e/ou os vazamentos demandam disputas judiciais, com objetivo de esclarecer as controvérsias. Neste caso específico, a controvérsia decorre entre proprietário do apartamento e construtora do edifício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (417.4 Kb)   docx (121.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com