TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo elétrico

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

O texto discorre sobre a contribuição da ética na vida organizacional.

O autor começa conceituando “ética negativa” como sendo o que não devemos fazer.

Já a “ética positiva” iria além, seria fazer o bem.

Também conceitua responsabilidade negativa como a obrigação de não fazer o mal – cita como exemplo nas instituições: preocupação com  o meio ambiente, não produzir produtos inseguros, não prejudicar o trabalhador. Já a responsabilidade positiva, tem a ver com a corporação fazer o bem -  treinar e habilitar o empregado, contribuir para o desenvolvimento da sociedade, etc.

 A organização deve ser RECEPTIVA, que seria a competência para fornecer respostas.

O autor propõe, ainda, que mais do que dizer às pessoas o que é certo ou errado, o melhor caminho é ensinar seus membros a pensarem, para que criem independência para tomar decisões sozinhos.

Diz que a organização tem capacidade de responder a seus membros e sociedade, e que ao invés de definirmos ética como conjunto de regras e punições, devemos definir como: “processo de definir o que deve ser feito.”

O objetivo é propiciar recursos para as pessoas tomarem decisões. Substituir códigos por reflexão ética – conversação contínua que mantém a ética viva!

Para o autor, a ética é a capacidade de pesar os prós e contras e tomar decisões. Processo de reflexão acerca das razões para uma ação. A ética gera recursos para a decisão. Ela não fornece as respostas, mas sim possibilidades para as melhores perguntas e descobrir as melhores respostas por si mesmas. Dá aos membros de uma organização ferramentas conceituais e estratégias para agir responsavelmente.

Os membros de uma organização devem agir de forma responsável em:

  • Processo de tomada de decisões
  • Cultura
  • Sistema de produção

Precisam levar em conta a ética nos três casos, aliás, a ética deve oferecer estratégias e estruturas para analisar e melhorar a qualidade dos três pontos.

O processo de reflexão ética pode ajudar na tomada de decisões da organização. Essas decisões afetam os membros da organização e também participantes, consumidores, investidores e cidadãos (não há como decidir sem usar julgamentos de valor ou fazer pressuposições). E justamente esses julgamentos de valor podem gerar desacordos no grupo! É preciso aprender a lidar com eles.

Há no texto exemplo de uma corporação que teve seus colaboradores divididos sobre concordar ou não produzir combustível para armas nucleares. Estes foram convidados a exporem suas razões para concordância ou não (com a produção do combustível), e após realizaram uma votação. Os votos ficaram divididos e não alteraram em quase nada a segmentação de opiniões que havia antes da exposição. Isso porque, apesar de terem ouvido um ao outro e aprendido a entenderem-se um pouco mais, não aumentaram sua compreensão sobre os pontos fracos e fortes do projeto. Não possuíam habilidades para desafiar uns aos outros de forma construtiva e lidar efetivamente com o desacordo. Careciam de habilidades de comunicação e ferramentas conceituais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com