TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis, resumidas

Por:   •  22/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

*os artigos nomeados “art.geral-“ são um resumo daqueles artigos que falam quase  a mesma coisa.

*os artigos que foram pulados falam basicamente o que os que tão escritos falam.

*o “ sub parágrafos” quer dizer que os artigos têm sub parágrafos dentro deles.

Capitulo 1  – 4 seções-sub parágrafos

Seção 1- caracterização e exercícios de profissões

  • Art. 1 -  trata das especificações  e possibilidades de trabalho de um engenheiro, tais como: construir edificações, utilizar e otimizar recursos naturais e desenvolvimento de áreas e projetos (mecânicos/ elétricos)

Art.2 – trata do exercício da profissão aos responsáveis : pode exercer quem tiver diploma do curso reconhecido no pais, quem tiver seu registro valido no pais, e estrangeiros que possuam validação do diploma ou algum convenio com entidades/ instituições (intercambio) internacionais reconhecidas pelo pais. Ou pela falta de Engenheiros no país é aceito pelo conselho federal e regional ( os creas ) temporariamente os engenheiros de outros países, tipo os médicos cubanos etc. PELA FALTA DE, TEMPORARIAMENTE.

Seção 2- do uso e titulo profissional

  • Art.3 - somente os profissionais que são formados e/ou têm algum curso relativo, como especialização/ pos – graduação podem utilizar do titulo de engenheiro.

Art.4 - as demais qualificações acrescidas pos curso somente podem ser acrescidas à pessoa jurídica composta exclusivamente de profissionais que detêm o titulo de engenheiro. SÓ QUEM É FORMADO ENGENHEIRO E TEM O CREA LA, ESSA QUALIFICAÇÕES VALEM.

Art.5 - só pode ter em sua denominação as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia  a empresa que possua, em maioria, AS EMPRESAS QUE NA DIRETORIA OS PROFISSIONAIS EM SUA MAIORIA TIVEREM O TÍTULO.

Seção 3- exercício ilegal da profissão

  • Art.6 - exerce ilegalmente a profissao a pessoa física ou jurídica que não tiver registro no conselho( que não tiver a carteira ) , o profissional que realizar atividades que não estão descritas em seu registro ( na carteira ),  o que emprestar seu nome para executoras sem sua real participação e o que, mesmo suspenso, continuar executando atividades relativas ao titulo

Seção 4- atribuições profissionais e coordenação de suas atividades

  • Art. Geral - tratam relativos às atribuições dos profissionais habilitados, esclarecendo quando são ou não legais.
  • Cabe às escolas e faculdades indicar ao conselho federal as características dos profissionais por elas formados. Detalhes do curso feito nessa escola ou faculdade, sobre quais matérias etc o aluno é formado.
  • É obrigatório na execução de obras existir uma placa exposta ao publico contendo informações sobre a obra e os responsáveis, até o numero do crea do engenheiro
  • São nulos os contratos que forem realizados entre entidades publicas e/ou privadas e profissionais não legalmente habilitados. O CONTRATO NÃO VALE.

Capitulo 2- da responsabilidade e autoria- 6 artigos- sub parágrafos- 1 seção

  • serao registrados nos conselhos regionais documentos com os dados das obras para assim, salvaguardar os direitos autorais dos profissionais responsáveis, caso desejarem.
  • Os direitos autorais da obra e deveres são exclusivamente do profissional que a elaborar
  • Quando um engenheiro que faz um projeto, ele sendo licenciado, não quer faze-lo mais,  o projeto pode ser continuado por um outro engenheiro qualificado, que tem crea e tudo mais.
  • O cara que continuou o projeto, mas não modificou o que já havia sido feito, o conselho federal deve dar atribuição da parte feita ao antigo profissional que estava fazendo o projeto.
  • Caberá ao profissional que modificar / acrescentar o plano original da obra, as responsabilidades da obra
  • Quando o plano for elaborado em conjunto por profissionais, caberá a eles compartilhadas as mesmas responsabilidades relativas ao plano
  • Alterações do plano inicial só podem ser feitas pelo profissional que as elaborar ou por outro com as devidas competências e permissões para realização de tal.

Titulo 2- 2 capitulos- 2 seções- sub parágrafos

Capitulo 1- dos órgãos fiscalizadores

  • As fiscalizações somente poderão ser feitas se por um órgão especifico, como o CONFEA e os CREAS.
  • Os processos abertos em creas podem se estender para outros estados também, de acordo com os estabelecidos.
  • Cabe ao CONFEA  analisar as necessidades de instalação regional de creas.
  • As sedes dos conselhos regionais ficarão estabelecidas nas capitais de estado,  de território nacional ou no distrito federal

Capitulo 2- do CONFEA- 3 artigos- sub parágrafos

Seção 1- da instituição do conselho e suas atribuições

  • Art.26 - O CONFEA é a entidade superior de fiscalização do exercício profissional e de julgamento de casos.
  • Art.27 - São atribuídas a ele 17 funções, dentre elas: instalar creas, julgar em ultima instancia casos, fixar e alterar as anuidades, baixar e promulgar resoluções relativas aos códigos das profissões, tomar conhecimento e sanar quaisquer duvidas dos conselhos regionais e publicar anualmente a relação de escolas que cumprem com os requisitos necessários para a atribuição do titulo a alguém, bem como, publicar também anualmente a relação dos profissionais habilitados e em dia com a organização, julgar as infrações à ética profissional elaborados pela entidade de classe, de acordo com os cursos que o CONFEA abrange. Aprovar ou não novos CREAS regionais, de acordo com novas escolas e lugares de aplicaçãos. AS DECISÕES SÓ SERÃO TOMADA COM O MÍNIMO DE 12 VOTOS FAVORÁVEIS DO CONSELHO DO CONFEA ( FEDERAL ).

Art. 28 - constituem a renda do conselho : 15 % da arrecadação prevista nos regulamentos, doações e juros, subvenções (multas) e outros rendimentos eventuais, DOAÇÕES. GALERA DO CONFEA NÃO RECEBE PRA TRAMPAR NO CONFEA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com