TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligação de Interruptor Paralelo, Interruptor Intermediário e Lâmpada Fluorescente

Por:   •  23/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA QUÍMICA

ELETROTÉCNICA GERAL – T07

PROFESSOR: THIAGO CORREIA VIEIRA

                     

EXPERIMENTO 07

Ligação de Interruptor Paralelo, Interruptor Intermediário e Lâmpada Fluorescente

JACQUELINE COSTA DOS SANTOS (201411155)

MARIANA MEIRELES AMARAL (201411324)

PAULO VISCO BITENCOURT BORGES (201210299)

   

ILHÉUS – BAHIA

2016

1.PARTE EXPERIMENTAL:

   1.1 MATERIAIS:

  • Interruptor 3 vias  
  • Fusíveis 2A
  • Lâmpadas 60W x 220V
  • Interruptores intermediários
  • Interruptor Simples
  • Lâmpada Fluorescente

1.2 PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO:

        Inicialmente, o circuito mostrado na Figura 1 foi montado na bancada. A fonte de energia foi conectada aos fusíveis que por sua vez, foram conectados aos disjuntores. Em seguida, os dois interruptores de três vias foram adicionados ao circuito, seguidos pela lâmpada e a ligação neutra.  [pic 2]

[pic 3]

Após a verificação do funcionamento dos interruptores de três vias, o circuito mostrado na Figura 2 foi montado. Para isto, foram acrescentados dois interruptores de quatro vias entre os dois interruptores de três vias do circuito anterior.[pic 4][pic 5]

Por fim, foi montado o circuito da lâmpada fluorescente, com apenas um interruptor simples. A fonte de energia foi conectada ao fusível e ao disjuntor, o qual foi conectado a um dos polos da lâmpada, o outro polo deste mesmo lado foi conectado ao starter, que também está conectado com mais um polo do outro lado. Por fim, o polo restante é conectado a um reator, tal como exemplificado no circuito da Figura 3.

 

[pic 6]

Figura 3- Circuito da lâmpada fluorescente com starter e reator.

2.RESULTADOS E DISCURSÃO:

Nos circuitos 1 e 2, foi possível testar e comprovar o funcionamento dos interruptores ao desligar e ligar a lâmpada em diferentes combinações.

Os circuitos com interruptores de três e quatro vias se mostram bastante úteis e são geralmente aplicáveis em corredores, escadas e na iluminação externa. A possibilidade de controlar o mesmo ponto de luz em diferentes locais diferentes proporciona conforto ao usuário e aumenta a segurança. Uma exemplificação da utilização dos interruptores estudados pode ser vista na Figura 4, onde graças ao uso dos interruptores o usuário pode ligar ou desligar a lâmpada tanto no piso inferior quanto no piso superior.

[pic 7]

Figura 4- Exemplo da utilização de interruptor de três ou quatro vias.

Já no circuito da Figura 5, foi possível testar o funcionamento da lâmpada fluorescente, onde temos um tubo fluorescente, que é uma lâmpada de descarga de vapor de mercúrio, contendo um gás inerte e uma dose de mercúrio. Há um filamento em cada extremidade do tubo que, quando quente, emite elétrons, que sustentam a descarga enquanto a lâmpada está operando. A descarga do vapor de mercúrio produz luz ultravioleta, que é convertida em luz visível pela camada de fósforo aplicada por dentro do tubo. O vidro bloqueia a saída da radiação ultravioleta, mas permite a passagem da radiação visível. Também foi possível observar o funcionamento do starter. Durante o experimento ao ligar o interruptor foi observado uma fagulha luminosa vindo do starter e só depois disto que a lâmpada foi acender. O starter é uma chave temporizada que abre após um ou dois segundos. Ao abrir, a tensão sobre o tubo permite que os elétrons fluam pelo tubo e ionizem o vapor de mercúrio. Outro elemento utilizado foi o reator. O reator tem duas funções no circuito, durante o processo de partida da lâmpada ele produz um impulso elétrico com um potencial mais alto, previsto pela Lei de Lenz, iniciando assim o processo de ionização da fase ionizável existente dentro da lâmpada. Quando a lâmpada já está em funcionamento o reator tem a função de limitar a corrente durante o seu funcionamento a uma região segura. Sem a sua presença a lâmpada explodiria devido a uma ionização excessiva e descontrolada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com