TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre o interruptor nodal baseando os seus argumentos sobre o conceito de domínios de colisão

Tese: Diferença entre o interruptor nodal baseando os seus argumentos sobre o conceito de domínios de colisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 10

Respostas

.............................................................................................................

1. Como se pode diferenciar um Hub de um Switch baseando sua argumentação no conceito de domínios de colisão? Justifique sua resposta!

R:

• Hub - Todas as portas estão em apenas um único domínio de colisão.

• Switch - Cada porta tem um domínio de colisão.

Ou seja podemos diferenciar o Hub do Switch, porque no Hub a probabilidade de colisão é maior porque só existe um domínio de colisão e no switch cada porta tem o seu domínio de colisão então as colisões são menores no switch. No hub quanto mais computadores estiverem conectados, mais colisões haverão comparado ao switch.

2. Como podemos definir Fluxo de Dados quanto ao processo de transmissão? Dê um exemplo prático de comunicação utilizando cada um dos tipos de fluxo de dados relacionados na sua pesquisa.

R: Fluxo de Dados – tipos :

Simplex : transmissão em apenas um dos dois possíveis sentidos.

“Uma comunicação é dita simplex quando há um dispositivo emissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor. Pode-se ter um dispositivo transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.”

Tipo de Comunicação :

- Transmissões de TV ;

- Transmissões de Rádio ;

- etc.

Half-duplex : transmissão nos dois possíveis sentidos, mais não ao mesmo tempo.

“Uma comunicação é dita half-duplex quando temos um dispositivo transmissor e outro receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instrante um dispositivo A será transmissor e outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.”

Tipos de Comunicação :

- Walkie-talkie;

- etc.

Full-duplex : transmissão nos dois possíveis sentidos e simultaneamente.

“Na comunicação em full-duplex, como o fluxo de dados é bidirecional, os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. O suporte bidirecional aprimora o desempenho, reduzindo o tempo de espera entre as transmissões. Grande parte das placas de rede Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet vendidas atualmente oferece recursos em full-duplex. No modo full-duplex, o circuito de detecção de colisões é desabilitado. Os quadros enviados pelos dois nós finais conectados não podem colidir porque os nós finais usam dois circuitos separados no cabo de rede. Cada conexão em full-duplex usa apenas uma porta. As conexões em full-duplex exigem um switch que suporte full-duplex ou uma conexão direta entre dois nós em que cada um suporte full-duplex. Os nós acoplados diretamente a uma porta de switch dedicada com placas de rede que suportam full-duplex devem ser conectados a portas de switch configuradas para funcionar no modo full-duplex.”

Tipos de Comunicação :

- Modem ;

- Placa de Rede ;

- etc.

3. Explique cada uma das 7 camadas do modelo de referência OSI e faça uma comparação com o modelo de referência TCP/IP. Descreva, e explique porque, em qual das camadas do modelo de referência OSI atuam, respectivamente, o Roteador, Switch e o Hub.

Modelo OSI

Camadas PDU

7 Aplicação Data

6 Apresentação

5 Sessão

4 Transporte Segmento Roteador

3 Rede Pacote Roteador

2 Enlace de Dados Frame Switch

1 Física Bit Hub

Camada 7 -> Aplicação :

Interação com o usuário

“A camada de Aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina-usuário (máquina destinatária e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça, por exemplo, ao solicitar a recpção de e-mail através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3, IMAP).”

Camada 6 -> Apresentação :

Cuida da apresentação do dado gerado, todo formato é feito nessa camada.

“A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII. Pode ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.

Os dados recebidos da camada sete estão descomprimidos, e a camada 6 do dispositivo receptor fica responsável por comprimir esses dados. A transmissão dos dados torna-se mais rápida, já que haverá menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 4 foram “encolhidos” e enviados à camada 1.

Ela trabalha transformando os dados em um formato no qual a camada de aplicação possa aceitar, minimizando todo tipo de interferência.”

Camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com