TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liga de Ensino do Rio Grande Do Norte Centro Universitário do Rio Grande Norte Curso de Psicologia

Por:   •  5/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

Liga de Ensino do Rio Grande Do Norte Centro Universitário do Rio Grande Norte Curso de Psicologia - Noturno

PLANO DE ATIVIDADE PRÁTICA

DISCIPLINA: ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

NATAL/2023

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 -NOME COMPLETO DO ALUNO:

Thalita Rayanne Ferreira dos Santos

1.2 -PÚBLICO ALVO:

Alunos do 1º período do curso de psicologia noturno.

1.3 - ABORDAGEM:

Ludoterapia

1.4 - LOCAL:

Núcleo Pedagógico - Centro Universitário do Rio Grande do Norte- UNI-RN

1.5 - SUPERVISOR ACADÊMICO:

Alda Karoline e Larissa Rocha

1.6 - SUPERVISOR DE CAMPO:

Ana Camarão

2. OBJETIVOS

2.1 - Geral:

Identificar o sentido e significado que tem o trabalho para universitários recém-ingressos, relacionando com suas escolhas e sua trajetória acadêmica, observando atravessamentos que influenciaram sua decisão.

3. JUSTIFICATIVA

Sob o olhar da saúde do trabalhador e entendendo a importância da orientação profissional no início da carreira acadêmica, refletimos sobre a importância do lugar do trabalho na vida do sujeito. Nos interessamos pelo tema a partir do desejo de entendermos como ocorre a construção do planejamento de carreira, quando acontece, quais as influências as pessoas sofrem durante suas escolhas profissionais, bem como o quanto essas influências pesam na tomada de decisão e, o mais importante, quais fenômenos aparecem no sujeito nessa órbita.

Deste ponto de vista, pensar em orientação profissional implica evocar os cruzamentos pessoais e as expectativas profissionais da nossa atuação. Além disso, aumentar o conhecimento na área de trabalho e as possibilidades de atividades relacionadas à psicologia.

O setor de Psicopedagogia da UNI-RN, onde será desenvolvida a atividade, foi escolhido pela oportunidade de conhecer e analisar a nova etapa dos ingressantes do cursos de psicologia, tendo em vista que a primeira escolha quanto à carreira profissional já foi feita já que, escolher uma área de graduação é uma decisão importante e difícil.

O apoio neste momento, o acolhimento e a validação das dificuldades de adaptação fazem parte das sugestões no campo da prática profissional, que nos chamam a atenção e nos fizeram pensar no nosso percurso acadêmico, compreendendo as diferentes epistemologias, os fenômenos e processos psicossociais relacionadas a cada escolha profissional.

Por fim, o nosso desejo de desenvolver esta atividade está vinculado às aspirações futuras de carreira e experiências durante a graduação do curso de psicologia. Sabemos que é de suma importância, principalmente no início da atividade acadêmica, vislumbrar o que significa a vida profissional de um sujeito e quais caminhos ele pode trilhar para alcançar o que deseja

4. REFERENCIAL TEÓRICO

A logoterapia é uma abordagem desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que se concentra na busca de significado e propósito na vida. Baseia-se na ideia de que a busca por um propósito e significado na vida é uma necessidade humana fundamental, e que a falta de sentido é uma das principais causas vazio existencial.É uma abordagem que pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo orientação de carreira, com intuito de ajudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com