TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRATICA: Interruptor Three Way e Interruptor Four Way

Por:   •  13/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - CAMPUS SALVADOR

AUTOMAÇÂO INDUSTRIAL

GABRIEL DE OLIVEIRA SÃO PEDRO

SALVADOR/BA

2019

GABRIEL DE OLIVEIRA SÃO PEDRO

RELATÓRIO DE AULA PRATICA:

Interruptor Three Way e Interruptor Four Way

Trabalho apresentado como pré-requisito para avaliação e obtenção de nota na disciplina de Eletrotécnica do Curso Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

– IFBA, Campus  Salvador Prof.: Gabriel do Vale

SALVADOR/BA

2019

Sumario

  1. Introdução                                                                                          4

  1. Metodologia Utilizada                                                                       4

  1. Desenvolvimento                                                                                4
  1. Conceito de Interruptores                                                      4
  2. Tipos de Interruptores                                                            5
  3. Interruptores Three Way                                                       5
  1. Instalação                                                                            5
  1. Interruptores Four Way                                                         6
  1. Instalação                                                                            6
  1. Conclusão                                                                                           7          
  2. Referencias                                                                                         7
  1. Introdução

O presente relatório tem como objetivo, a descrição da função do interruptor Three Way e o interruptor Four Way, auxiliando nas experiências que serão realizadas na aula prática, no laboratório de eletrotécnica, que será realizada no dia 11/02/2019. Fazendo, como este estudo propicie um elo entre os conhecimentos no qual se busca a integração da teoria e a pratica.

  1. Metodologia utilizada

A realização do relatório foi dívida em duas partes. A primeira parte foi a pesquisa sobre os interruptores e seus tipos existente, neste período foi necessário a leitura de diversos sites para que houvesse um embasamento teórico para a realização de forma satisfatória deste relatório.

A segunda parte foi a transcrição dos conhecimentos, obtidos por meio da pesquisa, sobre interruptores, como funcionam, como montar etc.

  1. Desenvolvimento

3.1 Conceito de Interruptor

Os interruptores são alguns dos dispositivos que possui maior utilização em instalações elétricas. Estes possuem algumas variações, que é usado dependendo da necessidade, por exemplo, interruptores de sobrepor e embutir. Os interruptores têm como função comutar, ligar ou desligar, um circuito, não apenas lâmpadas, não obstante tem como maior uso esta condição. Existem também variações nas seções dos interruptores, o interruptor simples, para ligar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas, possui apenas uma seção, e internamente dois parafusos para ligação dos cabos (fase e retorno). Existem também os interruptores simples com duas seções, eles são empregados para ligar duas lâmpadas distintas e possuem dois parafusos em cada seção, para ligação dos fios.

3.2        Tipos de Interruptores

Existem diversos tipos de interruptores, o interruptor de balancim, botão de pressão, interruptor rotativo interruptores automáticos, comutador de lustre, comutador de escada, inversor de grupo etc. Contudo neste relatório irei citar apenas o interruptor Three Way e o interruptor Four Way.

  1. Interruptor Three Way

O interruptor Three Way ou paralelo, possui dois pontos diferentes para ligar ou desligar uma lâmpada. A diferencia entre o interruptor Three Way e um comum é a presença de um terceiro borne ou parafuso para conexão dos fios. Essa diferença faz com que o interruptor Three Way seja mais confortável e seguro do que um interruptor comum, além de que ele possui um ponto de comando amais. Este interruptor foi criado para suprir a necessidade de acionar uma lâmpada de dois lugares distintos.

  1. Instalação

Para iniciar a instalação são necessários alguns instrumentos, como dois interruptores Three Way, sendo necessário a verificação de que este interruptor possui o terceiro borne. Também é preciso um receptáculo, que pode ser chamado de boquilha. Além disso cabos com o dobro da distância entre os dois interruptores, por segurança. É necessário prestar atenção na aquisição do interruptor Three Way, porque pode acontecer de algum vendedor sem conhecimento ou mal-intencionado vender um interruptor com dois bornes.

Inicialmente deve-se ligar o cabo que energiza o disjuntor, o disjuntor tem como umas das suas funções proteger o circuito. Após a ligação do cabo do disjuntor é preciso ligar uma extremidade do cabo na saída do disjuntor e a outra no borne central de um dos disjuntores Three Way.

Em seguida liga-se um fio no borne superior do interruptor escolhido ao borne superior do segundo interruptor, repetindo o mesmo procedimento com os bornes inferiores dos interruptores, criando dois retornos.

Para finalizar é preciso unir o borne restante, que neste caso é o borne central do segundo interruptor, ao borne central do receptáculo da lâmpada, com isso este cabo também terá a função de retorno. Depois conecte o cabo neutro ao receptáculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com