TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens De Programação

Monografias: Linguagens De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.482 Palavras (14 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 14

C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa,procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly). C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmenteC++, que originalmente começou como uma extensão para C.

C# (CSharp) é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma .Net. A companhia baseou C# na linguagem C++ e Java.

A linguagem C# foi criada junto com a arquitetura .NET. Embora existam várias outras linguagens que suportam essa tecnologia (como VB.NET, C++, J#), C# é considerada a linguagem símbolo do .NET pelas seguintes razões:

Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código de legado, o compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido e a maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#.A criação da linguagem, embora tenha sido feita por vários desenvolvedores, é atribuída principalmente a Anders Hejlsberg, hoje um Distinguished Engineer na Microsoft. Anders Hejlsberg era desenvolvedor de compiladores na Borland, e entre suas criações mais conhecidas estão o Turbo Pascal e o Delphi.

A linguagem Pascal foi criada entre os anos de 1968 a 1971 pelo professor do Departamento de Informática da Escola Politécnica da Universidade de Zurique, Niklaus Wirth, o qual tinha em mente desenvolver uma linguagem que fosse de fácil assimilação, para ser usada com fins educacionais. O Pascal tem esse nome em homenagem ao matemático francês Blaise Pascal, que viveu entre 1623 a 1662.

Baseado em ALGOL e PLI, linguagens estruturadas da época, o Pascal nasceu com o objetivo de facilitar ao máximo o ensino de programação. Porém, em suas primeiras versões, não era muito amigável ao programador, pois eram necessárias várias etapas para se obter um arquivo executável.

O pascal só tornou-se popular em 1973, quando foi adotado pela Universidade da Califórnia, San Diego. Apesar de todos os transtornos iniciais, o Pascal começou a ser utilizado por programadores de outras linguagens, tornando-se um produto comercial, após o lançamento do TURBO PASCAL (Borland Internacional), em 1983.

A linguagem COBOL surgiu em maio de 1959 pelo Departamento de Defesa dos EUA onde se reuniram representantes de vários fabricantes de computadores e usuários em geral. Surgiu com o objectivo de ser uma linguagem comum de programação para computadores digitais tendo em vista aplicações comerciais, ou seja, COBOL é uma linguagem de programação de alto nível projectada para aplicações comerciais.

Agosto de 1961 foi divulgada a primeira versão do COBOL, que com o passar dos tempos foi sendo aperfeiçoada, resultando em versões que aumentaram a potencialidade da linguagem.

Uma importante contribuição da COBOL foi o seucódigo de fácil aprendizado, pois utiliza verbos da língua inglesa para identificar os seus comandos. É excelente para manipulação de arquivos.

Uma das principais vantagens que a COBOL trouxe foi uma padronização, ou uniformização entre os fabricantes de computadores. Podemos então dizer que tal linguagem de programação possui grande portabilidade. Uma das principais responsáveis pela ascensão da linguagem é Grace Murray Hopper, uma oficial da marinha norte-americana. Ela é considerada a mãe do COBOL.

BASIC é uma linguagem de programação, criada com fins didáticos, pelos professores John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz em 1964 no Dartmouth College. BASIC também é o nome genérico dado a uma grande família de linguagens de programação derivadas do BASIC original. Provavelmente existem mais variações de BASIC do que de qualquer outra linguagem de programação

BASIC é uma linguagem imperativa de alto nível, pertencente à terceira geração, originalmente compilada (apesar de suas implementações em microcomputadores ter disseminado a versão interpretada) e não estruturada, por ter sido fortemente baseada em Fortran II. O fato de sua versão original ser compilada se explica por ter sido implementada num sistema de tempo compartilhado, o que faz bastante sentido.

Com o tempo, BASIC evoluiu, criando condições para a programação estruturada e até mesmo para a programação orientada a objetos, como é o caso das últimas versões do Visual Basic.

Um dos principais problemas com as versões originais de BASIC era a falta de uma estrutura reentrante de chamada de sub-rotinas ou funções, como acontece ALGOL, Pascal e na maioria das linguagens modernas de programação (mesmo em versões mais modernas de BASIC). Isso é uma propriedade similar a dos Fortranoriginais e um grande entrave à modularização de programas.

FORTRAN é a mais antiga das linguagens de programação de alto nível podendo ser considerada a mãe de quase todas linguagens de programação moderna. Foi criada em 1956 por Jonh Backus como a 1ª tentativa de padronizar a programação de computadores que era feita até aquele momento apenas em assembly. FORTRAN foi desenvolvida inicialmente para resolução de problemas científicos ematemáticos, sendo muito utilizada ainda nos meios técnico-científicos. O primeiro compilador FORTRAN representou um marco na história da Computação, no tempo em que computadores tinham bem pouca memória (da ordem de 15 kb mais ou menos), eram bastante lentos e tinham Sistemas Operacionais primitivos (quando tinham um).

C++é uma linguagem de programação multi-paradigma e de uso geral. A linguagem é considerada de médio nível, pois combina características de linguagens de altoe baixo nível. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.

O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs, durante a década de 1980 com o objetivo implementar uma versão distribuída do núcleo Unix. Como o Unix era escrito em C, dever-se-ia manter a compatibilidade, ainda que adicionando novos recursos.

Mais a evolução do C++ não parou com o Bjarne Stroustrup, muitas foram as implementações, até tornarem a linguagem C++ uma linguagem que suporta Programação Orientada a Objetos. As inspirações relacionadas acima deve através de outra linguagem de programação chamada Simula67.

Atualmente a linguagem C / C++ é utilizada nas faculdades de Sistema de Informação e Ciência da Programação em aulas de Lógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com