TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linux Versus Windows

Trabalho Escolar: Linux Versus Windows. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 8

Principal marcos do LINUX:

2002: Versão beta do UnitedLinux atinge mais de 15 mil downloads no primeiro mês, isto significa mais de 500 downloads por dia, um percentual altíssimo para esse mercado. O United Linux é um sistema operacional padronizado e focado no segmento corporativo, resultado de uma iniciativa da indústria Linux para alavancar o desenvolvimento, certificação global e uniforme do Linux. O UnitedLinux potencializa os esforços coletivos de seus fundadores, com um resultado final projetado para prover uma infraestrutura sem precedentes para o mercado Linux corporativo. As empresas fundadoras do UnitedLinux, Conectiva S.A., Grupo SCO, SuSE Linux AG, e Turbolinux Inc., são líderes nessa indústria.

--------------------------------------------------------

Utilização

Linux

Em versões mais antigas do Linux todos falavam que para mexer no sistema era necessário um conhecimento vasto, muitos chegam a dizer que era necessário conhecer de programação. Metade disso está correto, era sim necessário um conhecimento vasto, mas nas ultimas versões o Linux está bem fácil de se mexer.

 

Windows

A Microsoft sem dúvidas foi a que mais investiu em facilidade, o sistema é bem simples de se mexer, bastam algumas horas “fuçando” nele e você começa e pegar o jeito.

 

 

Funcionamento continuo

Pode parecer besteira, mas muita gente gosta que um sistema funcione por bastante tempo, continuo, eu sou uma dessas pessoas. Acabado deixando o computador ligado durante muito tempo, chegando a escala de semanas sem interrupção.

 

Linux

As versões mais desenvolvidas do Linux podem funcionar por meses e até anos sem precisar ser reiniciado ou então apresentar erros graves. Tanto que a maioria dos servidores de web e e-mail utiliza Linux para rodar um sistema secundário, e todas as configurações são feitas por linha de comando.

 

Windows

Ao contrario do Linux, o Windows já necessita ser reiniciar periodicamente, em computadores com uma configuração mediana ou pode ser necessário fazer várias reinicializações no dia. Existe o Windows Server, que tem a capacidade de funcionar constantemente, mas às vezes é necessário reiniciar, ele é utilizado em servidores dedicado e semi-dedicados.

 

 

Segurança

Segurança é um ponto importante, você deve avaliar principalmente o que você vai fazer, ambos os sistema são seguros se bem utilizados. O principal em segurança é saber usar o sistema, deixar ele sempre atualizado, ter cuidado com o que clica ou baixa. Enfim, de nada adianta muita segurança se o usuário não sabe usar.

Linux

O Linux pode ser considerado um modelo a ser seguido quando se fala em segurança. Embora exista vírus para o sistema, a quantidade é mínima e a maioria não consegue nem cumprir seu objetivo, os principais fatores que fazem o Linux ter menos vírus é que a quantidade de usuários é muito pequena se comparada com Windows, o outro fator é que a comunidade do Linux é mais unida, as falhas são corrigidas pelos proprios usuários.

 

O principal motivo para os vírus não conseguir cumprir o seu objetivo é que para que esse vírus possa “infectar” esses arquivos considerados essenciais, ele precisa de um acesso privilegiado a estes, ou seja, ele precisa ser executado por um usuário que tenha permissão de gravação/modificação desses arquivos essenciais e via de regra o único usuário com essa característica no GNU/Linux é o usuário root. É nesse momento que entra a primeira barreira a ser ultrapassada pelo vírus. A maioria das distribuições GNU/Linux voltada para usuários e atualmente até algumas utilizadas para servidores, não permitem que o sistema seja acessado através do usuário com superpoderes, o root.

Mas entenda que o sistema ainda está sujeito a falhas e seus respectivos programa também. Nem tudo são flores.

 

Windows

A Microsoft investe pesado em atualizações de segurança, a empresa acaba lançando várias atualizações. Mesmo assim o sistema é muito atacado devido ao baixo índice de usuários com essas atualizações, pois a maioria utiliza o sistema falsificado. Mas isso pode ser facilmente contornado com a instalação de um antivírus e um firewall. Lógico, com isso você ainda estará sujeito a essas ameaças, mas ai o erro não vira diretamente do sistema e sim por outros programas, como navegadores, compartilhadores P2P e outros.

 

 

Código Fonte

Esse ponto pode aparecer insignificante para muitos, isso é normal, pois nem todos tem conhecimentos para fazer alterações no código do sistema. Vale lembrar que esse ponto só vai ser válido se você souber usar.

Linux

No Linux é permitido fazer alterações ao seu gosto, ou seja, você pode ver o código do sistema e alterar do jeito que quiser sem quebrar nenhuma lei, do mesmo modo vale para quase todos os programas, isso é possível graças a política do Linux, que tem seu código fonte aberto.

 

Windows

Do outro lado está o Windows, que não é aberto, o usuário não pode modificar o código do sistema e da maioria dos programas, assim o sistema fica sem muitas opções de personalização.

 

 

Linhas de Comando

 

Linux

No Linux a linha de comando é essencial para um usuário com conhecimento mediano ou avançado, seja para fazer uma configuração ou para consertar um erro.  O usuário pode ficar anos utilizando o Linux via interface gráfica e nem notar ou precisar iniciar a linha de comando, mas em alguns casos ela é importantíssima. Digamos que a maquina em questão seja um servidor Web ou de e-mail. Você quer disponibilizar a ele toda a memória instalada, portanto não poderá iniciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com