TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Arquitetura

Casos: Lista De Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

1)Conceitue CPU e fale sobre suas operações básicas.

A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entradas e saída de dados.

2) Explique como funciona a busca e a execução de uma instrução na memória principal.

Atualiza o registrador de instruções com a próxima instrução. Incrementa o contador de programas para o endereço da próxima instrução. Decodifica o código da instrução Verifica se a instrução utiliza operandos na memória Busca estes operandos para os registradores internos, se for o caso. Executa a instrução Armazena os resultados Retorna ao primeiro passo do ciclo.

3) Qual é o objetivo da função “Decodificacao de instruçao” de uma CPU?

É um dispositivo utilizado para identificar as operações a serem realizadas, que estão correlacionadas à instrução em execução. Ou seja, cada instrução é uma ordem para que a UCP realize uma determinada operação. Como são muitas instruções, é necessário que cada uma possua uma identificação própria e única. A unidade de controle está preparada para sinalizar adequadamente aos diversos dispositivos da UCP, conforme a identificação da instrução a ser executada.O decodificador recebe na entrada um conjunto específico de bits para identificar umainstrução de máquina (cada instrução tem um valor próprio) e possui 2n saídas, sendo n a quantidade de algarismos binários do valor de entrada

4) Em uma CPU:

a) Qual o papel da ULA?

Como o próprio nome diz, a ULA é responsável pela execução das operações lógicas (e/ou) e aritméticas(+/-/*//) da CPU.

b) Qual o papel da unidade de controle? Na realidade, no momento em que uma CPU está executando uma instrução, um ciclo de seqüência definida deverá ser executado. Este ciclo irá gerar uma série de sinais elétricos ordenados dentro de um intervalo de tempo que utilizará como base de temporização o relógio da CPU. Estes sinais elétricos gerados pela UC irão permitir que a ULA execute suas tarefas de forma correta e com os operandos definidos na instrução. Outra função da UC será a de controlar a busca dos operandos (dados), na memória, necessários à execução da instrução. De uma forma conclusiva, a UC terá como função básica receber uma informação do decodificador que irá identificar a instrução que será executada e então gerar os sinais elétricos internos e externos para que esta execução ocorra.

c) Qual o papel dos Registradores?

Os registradores são pequenas áreas de memória de alta velocidade utilizadas pela CPU para armazenar dados temporariamente para que as instruções possam ser executadas pelos elementos internos da CPU. Os registradores armazenam dados que serão utilizados pela ULA nas operações lógicas e aritméticas e ainda serão utilizados para armazenar os resultados gerados por estas operações.

5) O que é uma placa mãe? Explique seu funcionamento.

A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem alguns padrões de placas mãe, cada qual com seu tamanho específico e quantidade de barramentos e conectores.

A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memória, placa de vídeo,HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.

6) O que é ‘Ponto Flutuante’?

Ponto flutuante é um formato de apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com