TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Modelagem de Sistemas Discretos

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho N2 A1 – 2020.2

  1. Clientes chegam a uma pequena agência bancária segundo um processo de Poisson de taxa de λ = 0.35 clientes por minuto. A agência acomoda confortavelmente até cinco pessoas. O atendimento  é prestado por um único caixa individualmente, na ordem das chegadas em um tempo exponencialmente distribuído com média igual a 1,5 minutos.
  1. Avalie o desempenho dessa agência.
  1. O fechamento de várias agências bancárias ao redor da agência apresentada no exercício 1 provoca nesta, uma nova taxa de chegadas, λ = 0,75 clientes por minuto. Este sistema não pode atender satisfatoriamente os clientes com um único servidor. O gerente deve, então, colocar caixas de atendimento em paralelo.
  1. Supondo que o gerente decida colocar mais duas caixas, analise o comportamento do sistema.
  1. Dependendo dos resultados obtidos em (a), proponha alguma modificação e analise o comportamento do novo sistema.

Obs.: Quando se fala em determinar o desempenho de algum problema que envolva fila, estamos falando de taxa de ocupação, nº médio de clientes no sistema, nº médio de clientes na fila, probabilidade do sistema estar vazio, tempo médio de espera de qualquer cliente na fila, tempo médio de permanência de qualquer cliente no sistema, probabilidade de um cliente qualquer ter que aguardar pelo atendimento por mais de xx minutos, probabilidade de haver pelo menos xx clientes no sistema, probabilidade de se ter mais do que xx clientes no sistema, probabilidade de ociosidade de um caixa qualquer, probabilidade de um cliente qualquer não ter que aguardar por atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com