TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amizade.

Resenha: A Amizade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Resenha  •  10.168 Palavras (41 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 41

Textos Diversos

Coletânea de textos selecionados por

José Maurício Kimus Dias

A Amizade...

(Momentos de esperança)

A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar. A amizade é suave expressão do ser humano que necessita de intercambiar as formas da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal. Inspiradora de coragem e de abnegação, a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas. Há, no mundo moderno, muita falta de amizade! O egoísmo afasta as pessoas e as isola. A amizade as aproxima e irmana. O medo agride as almas e as infelicita. A amizade apazigua e alegra os indivíduos. A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações. Na área dos amores de profundidade, a presença da amizade é fundamental. Ela nasce de uma expressão de simpatia e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma. Quando outras emoções es estiolam no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada dos homens que se estimam. Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria. Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa. Discreta, apaga-se, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa. Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor. A amizade é fácil de ser vitalizada. Cultivá-la, constitui um dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra êxito, se avança com aridez na alma ou indiferente ao enlevo da sua fluidez. Quando os impulsos sexuais do amor dos nubentes, passam, quase sempre, a amizade fica. Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união. A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.

Joanna de Angelis Divaldo P. Franco: Momentos de esperança

Arte de ser

Quando acaba uma partida de tênis, os dois jogadores mal se falam. Trocam aperto de mão ainda chispando de ódio. Já no boxe, após socarem-se, inchados, sangrantes abraçam-se efusivos. Há afeto no abraço, reconhecimento - quase sempre - do talento e coragem alheios. Entre dois homens que se enfrentam fisicamente, após o máximo de tensão e raiva, surge a admiração, o respeito, brota a amizade. ...

O tênis é, ao mesmo tempo o mais violento e o mais civilizado dos desportos. É tão violento, que se transformou no mais distinto e elegante. São 2 horas de uma pancadaria como não há outra em qualquer desporto. Dois seres humanos, com um tacape nas mãos, esbordoam uma bola com energia potente, por horas. É jogo silencioso. Olhar de lince, ação de espreita, jogo limpo, cada qual em seu território, nenhuma promiscuidade física, os debatedores olham-se ao longe, não se misturam, não se roçam, não sentem o cheiro do outro, tudo, sempre, civilizado, anti-séptico, vestidos de branco, toalha para o suor. E, no entanto, odeiam-se talvez porque jamais conseguem transformar a raiva em atrito real, confronto entre forças físicas em choque.

No boxe, o oposto. Luta dramática, agônica, a resistência em seu limite, abraços, baba, suor, sangue, cuspe, cheiros, a um passo da humilhação pela queda, a derrota patente, o cansaço, a superação, força, técnica e resistência misturadas, exaustão, estresse e o enorme orgulho, ao final, de haver logrado superar não o adversário, mas sobretudo a si mesmo.

(Artur da Távola)

A Essência de tudo

A doçura está mais perto da amargura do que da deterioração, não obstante adocicado seu aroma. A essência de tudo na terra visível ou invisível é espiritual. Adentrando a cidade invisível, meu corpo é encoberto pelo meu espírito. Aquele que procura separar o corpo do espírito, ou o espírito do corpo está desviando seu coração da verdade.

A flor e seu aroma são um inteiro; cegos são aqueles que negam a cor e imagem da flor dizendo que ela possui somente uma fragrância vibrando no Éter. Eles são como aqueles deficientes em seus olfatos, que consideram as flores nada mais que formas e cores sem odor. Tudo no Universo existe dentro de vós, e tudo em vós existe no Universo.

Vós estais num permanente contato com as coisas mais próximas e o que é mais importante, a distância não é suficiente para vos separar das coisas distantes. Todas as coisas, das mais baixas até as mais elevadas, das menores até as maiores, existem dentro de vós como coisas iguais.

Dentro de um átomo encontra-se todos os elementos da Terra. Uma gota de água contém todos os segredos dos Oceanos. Num movimento da mente encontra-se todos os movimentos das Leis da Existência.

Gibran Khalil Gibran

Herança espiritual - Mitos e Verdades

(Reencarnação – Palingênese)

(Minha pesquisa)

A personalidade humana é resultado das interações entre diversos fatores, a maioria já estudada pela ciência, a hereditariedade (Biologia), meio ambiente (sociologia), o próprio homem (psicologia). Entretanto, um quarto fator determinante do que somos ainda não foi aceito tradicionalmente, a herança espiritual. Algumas provas nas quais baseia-se essa teoria são marcas de nascença, sonhos recorrentes, o deja vu, a hipnose regressiva. Em relação às crianças, muitas nascem com marcas que são explicadas pela encarnação anterior, cuja memória vem à tona em sonhos, momentos de deja vu, regressão de memória ou recordação espontânea. Ao longo de diversas vidas sucessivas o ser humano experimenta experiências que amoldam seu caráter, rumo à perfeição. A cada nova existência, em ambiente e fatores diferentes, despertam no indivíduo gradativamente a sua consciência para um todo de amor universal. Somos fruto, por fim, de nós mesmos, com nossos pensamentos e ações tendenciosos ao bem ou ao mal, que cedo ou tarde intercederão em nossa condição física e ditará as contingências sociais que servirão melhor ao nosso aprendizado. Os aspectos científicos e espirituais do homem reunidos dão uma visão mais completa do que verdadeiramente somos. Resultado das interferências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com