TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Eletronico E Suas Boas Praticas E Vantagens

Casos: Lixo Eletronico E Suas Boas Praticas E Vantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

AS BOAS PRATICAS E SUA VANTAGENS

O crescente volume de lixo tem sido um problema de caráter mundial. As empresas por imposição do governo, por meio de leis, ou na busca por uma postura ética e transparente, o que reflete bem a Responsabilidade Social, tem buscado práticas de reciclagem, para o destino correto do lixo. Algumas das melhores práticas serão aqui destacadas. Vale ressaltar, que no decorrer da pesquisa ficou claro que a educação, por meio da conscientização, é a principal arma para o sucesso dos projetos.

Dentre as práticas selecionadas está o processo de recolhimento, descontaminação e reciclagem das lâmpadas fluorescentes. Essas quando não descartadas corretamente, atingem o solo e o ar, liberando mercúrio, contaminando o meio ambiente e o próprio cidadão.

Um projeto interessante, referente ao descarte das lâmpadas fluorescentes, é o PAPA LAMPADAS, uma máquina simples, que faz o trabalho de descontaminação e reciclagem. A reciclagem pode ser realizada na própria empresa, não necessitando de um lugar especial. Aqui cabe um esclarecimento, não basta que a empresa decida doar as lâmpadas para a reciclagem é preciso que sejam retiradas por uma empresa certificada, para garantir que o produto tenha o destino correto.

Outro projeto que merece aplausos e divulgação é a Termoverde, primeira termoelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, situado em Salvador-BA, que utiliza mecanismo para capturar o gás metano originado no processo de tratamento dos resíduos depositados no aterro, e transforma esses gases em energia limpa sustentável, produzindo anualmente 150 mil MWh ao ano, o suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes.

A Nokia também chama nossa atenção - uma das maiores produtora de celular - consciente do impacto causado por seus produtos, recolhe em seus mais de dois mil pontos de assistência técnica 2 milhões dos aparelhos em desuso, inclusive de outras marcas. Sabendo que essa ação não é o bastante, montou um grupo de pesquisa, que preocupados com a questão ambiental, estão trabalhando em projetos utilizando matérias primas (garrafas pet, latas de alumínio, entre outros) para fabricação dos celulares e das baterias.

É bom lembrar que uma pesquisa realizada por uma das maiores recicladoras do mundo Recellular, cerca de cem milhões de celulares são descartados anualmente.

A empresa C&A, apesar de seu segmento operacional, não estar focado no comércio de produtos eletrônicos, desenvolveu uma campanha, de coleta do lixo eletrônico (celulares e baterias) em todas as suas lojas. Após recolhido os materiais são encaminhados para uma destinação correta. É uma prática interessante, mas falta divulgação, e por falar em divulgação essa sem dúvida é a deficiência da maioria das iniciativas. A C&A, por exemplo, está sempre vinculando sua imagem por meio de celebridades como Gisele Bündchen. Pense na Gisele, em uma propaganda convocando as pessoas a levarem seus celulares em desuso para a C&A cuidar do descarte. Seria impactante!

Na LIMPURB existe uma oficina (Papel da gente) que realiza um lindo trabalho de reciclagem de papel, transformando o que tinha como destino final os aterros, em verdadeiras obras de arte, como lustres, persianas, jogo americano, jarros, dentre outros. Esse projeto vem provar que a criatividade é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com