TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Eletrônico

Dissertações: Lixo Eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

JUSTIFICATIVA

A contemporaneidade é marcada pela presença da tecnologia como elemento que dinamiza e potencializa as práticas sociais do homem no mundo. Contudo, faz-se necessário observar que, a rápida evolução tecnológica acarreta o descarte indevido de lixo tecnológico proveniente de fatores como desgaste e trocas de materiais utilizados.

Processos de reciclagem são necessários para conter e reduzir o acúmulo de lixo tecnológico, prejudicial ao meio ambiente. A difusão do conhecimento referente a este processo, assim como a criação de um modelo replicável de reconstrução tecnológica, a exemplo da MetaReciclagem, cria um padrão autosustentável, fundamental na redução do desequilíbrio entre o lixo eletrônico e as novas tecnologias produzidas.

Os problemas ambientais se intensificaram nas últimas décadas com o desenvolvimento de atividades produtivas industriais. O impacto do setor industrial na deterioração ambiental é significativo e desigual, variando de acordo com a matéria prima e energia utilizada no processo de produção e pelo grau de incorporação de tecnologia limpas.

A gestão ambiental atua previamente em todo o processo produtivo, evitando impacto sobre o meio ambiente por meio de um conjunto de ações, que incluem controle de emissões, redução de consumo de recursos materiais, reciclagem de resíduos, reutilização de materiais, conscientização dos funcionários e fornecedores e relacionamento com a comunidade.

As empresas estão se conscientizando das necessidades do desenvolvimento sustentável e da introdução de práticas de prevenção da poluição.

Para que este novo paradigma possa ser internalizado pela indústria e pelas escolas, é necessário trazer o meio ambiente para dentro das mesmas, e como consequência será necessária uma verdadeira revolução do perfil do profissional ambiental.

Dentro deste contexto, oferece-se como oportuno a mobilização de recursos humanos e materiais nas dependências da escola, como condição e base para a concepção da qualificação proposta de forma a atender a demanda atual.

Assim, o projeto pedagógico de estágio sobre “Lixo Eletrônico’’, idealizado pela acadêmica Tânia Pereira da Silva Gusmão da Escola Municipal José de Anchieta, nasceu do desejo de estimular e conscientizar os educandos para a conservação do meio ambiente uma vez que, a prática de destinar o lixo eletrônico para o local correto possibilitará reflexões sobre a relevância dos hábitos corretos de cidadania.

O seminário terá como foco central fomentar a cidadania, de forma a despertar a preocupação e a responsabilidade dos educandos, para com esses resíduos sólidos, sem causar danos ambientais.

Este trabalho conta com a parceria da UNEB, sob a coordenação da professora Ms.Gissele Locatelli .

Objetivo Geral:

O Projeto de seminário sobre lixo eletrônico na Escola tem por objetivo estimular aos educandos uma forma de aprendizagem holística, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente e tratamento adequado com os resíduos sólidos, especialmente o eletrônico, de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.

Objetivos Específicos:

• Apropriar-se dos conteúdos vistos no seminário para ampliar conhecimentos necessários aos cuidados com o ciclo final dos resíduos tecnológicos sólidos;

• Interagir com as atividades desenvolvidas no seminário para mudar de comportamento em relação ao ambiente sustentável;

• Difundir corretamente os conceitos sobre o tratamento correto do lixo eletrônico junto a sua comunidade;

• Despertar a necessidade de mudança de hábito com relação ao material eletrônico descartado;

• Aprender a selecionar o lixo tecnológico;

• Criar comportamento sócio responsável com relação a manipulação e descarte do material tecnológico;

• Desenvolver estudos e atividades práticas e teóricas de apropriação do conhecimento tecnológico;

• Direcionar a prática constante da reflexão e da análise da convivência diária, fundamentada nos princípios de ética e cidadania

• Elevar a consciência de valor do meio ambiente sustentável, respeitando locais públicos e privados;

• Conhecer e compreender o quanto lixo eletrônico pode ser nocivo à saúde se descartados incorretamente;

METODOLOGIA

Construção de palestras de incentivo à cidadania com relação ao tratamento do lixo tecnológico: A equipe executora do projeto produzirá materiais a serem apresentados para os alunos, por meio de projeção multimídia, com o intuito de consolidar a cidadania e ampliar a responsabilidade social dos participantes.

O Semin

A primeira etapa do trabalho consiste no levantamento bibliográfico em livros, sites e no portal do Ministério do Meio ambiente buscando artigos e resoluções descritivas sobre a gestão ambiental de resíduos eletrônicos. A partir das pesquisas o projeto será sistematizada, pronto para sua execução.

O projeto deverá ser executado utilizando-se todos os recursos tecnológicos e humanos da instituição municipal de ensino, voltados para o resgate, conscientização do descarte correto do lixo eletrônico e para conservação do s

Será buscada a parceria do professor de ciências na realização do evento.

O seminário terá duração de duas horas aulas, já incluído a exposição de resíduos sódios tecnológicos em fase de ser descartado.

Os trabalhos terão os seguinte passos:

- Apresentação do projeto para direção da escola com o devido agendamento;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com