TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Interna

Trabalho Escolar: Logistica Interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 5

Quadro 1 – Subsistemas Logísticos da Organização Ponto a Ponto.

Logística de Entrada Logística Interna Logística de saída

Análise de Mercado X Vendas.

Análise de estoque.

Definição Meta de venda.

Analise de ocupação do Armazém.

Compra de mercadoria.

Agendamento de entrega.

Arrumação do Armazém.

Recebimento da mercadoria.

Estocagem da mercadoria.

Remanejamento de mercadoria para picking.

Recebimento de pedidos de saída.

Separação da mercadoria.

Conferencia e montagem de volume.

Controle de transportes e modais.

Entrega de mercadoria.

2.1 Analisando os subsistemas da empresa Ponto a Ponto foram identificadas existências de alguns pontos de impactos para que o processo seja eficaz, assim como:

a) Logística de Entrada:

1) As etapas relacionadas de Análise de Mercado X Vendas não é executada com qualidade, deixando margem a erros que implicam em produtos cuja data critica de comercialização chega próximo de 6 meses, incorrendo em perdas e prejuízo para a empresa, inclusive onera a ocupação no armazém com produtos que não tem giro.

2) O Agendamento de entrega não é eficaz, ocorrendo a entregas de inúmeras carretas no mesmo dia, com isto é utilizado os equipamentos para manuseio de produtos pela equipe de entrada, deixando com isto uma defasagem de equipamento para a equipe de expedição.

3) Análise de ocupação do Armazém não é eficaz ocasionando recebimento de mercadoria sem que haja endereços livres na área de armazenagem, obrigando a equipe alocarem as mercadorias em blocados para após haver o remanejamento para área de armazenagem correta.

b) Logística Interna:

1) A arrumação do armazém não está sendo executada, dificultando o processo de expedição.

2) Reabastecimento planejado de mercadoria alocado em pulmão ou áreas aéreas para o picking, não é executada, deixando diversos picking sem o devido abastecimento, gerando atraso na separação, e falta de otimização dos equipamentos tipo empilhadeiras.

3) Não é executado desfragmentação do armazém, isto é remanejamento para que os produtos iguais sejam alocados próximos para agilizar o manuseio.

4) Planejamento de inventários rotativos, para controle de estoque, estoque sem acuracidade ocasionando corte físico de pedido de venda.

c) Logística de Saída.

1) Não há politica de corte para a entrada de pedidos de saída, isto gera desorganização tanto para a separação quanto para o transporte e entrega dos pedidos.

2) Não há sistema para gerenciamento de estoque e otimização das atividades, principalmente a separação da mercadoria, fator imprescindível no atendimento ao cliente e lucratividade da empresa.

3) Conferencia e montagem de volume é manual, podendo ocorrer inúmeros erros, como: haver entregas indevidas, perdas e furtos.

Nome: Carla Giovana Marotta

RNA: 6318202533

Em análise ao texto Dinâmico da Estratégia Logística em Empresas Brasileiras, detectou-se que a empresa Ponto a Ponto além de centralizar seu estoque, pois não é uma indústria e sim um broker, não está controlando seu estoque de acordo com os contra pedidos, e sim sobre meta de vendas dirigidas ao setor de vendas, onde podem ocorrer com alguns produtos com excesso de estoque X pedidos de venda. Utilizando uma das propostas de Pag e Cooper: Politica postergação de estoque e antecipação no tempo ( centralizar / para estoque).

Com esta politica os custos de estoques são altos, ocorrendo até obsolescência de alguns itens, isto é: itens com períodos de data de comercialização crítica, podendo incorrer em perdas.

Com relação a centralizar do estoque a empresa Ponto a Ponto tem essa necessidade, pois existe um tempo entre o pedido a fabrica e sua entrega X sua distribuição, sendo se houver um estoque justo poderá ocorrerá falta de mercadoria e subsequentemente falha na entrega do cliente final.

Interessante é ter sempre dados suficientes para que a empresa consiga dimensionar margens assertivas de pedidos de saída x seu estoque para não incorrer de perdas financeiras e excesso de mercadorias armazenadas.

Etapa 2.

1. Serão demonstrados os modais utilizados nos três subsistemas logísticos na empresa Ponto a Ponto.

Quadro 2 – Tabela com os modais utilizados nos subsistemas Logísiticos.

Logística de entrada Logística Interna Logística Saída

Para a entrega dos produtos da fabrica Procter & Gamble é utilizado o veículo da própria fabrica:

Modelo Carreta de 2 eixos Não é utilizado modal na logística interna. Utilizados os veículos:

Modelo Toco e VUC.

O transporte é gerenciado pela própria Ponto a ponto com veículos e motoristas terceirizados.

Como veículos e motoristas são terceirizados, podem ocorrer de haver dificuldade em agendar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com